sábado, agosto 2, 2025
13.6 C
São Paulo

Programa da Rede Globo debate se Kaio Jorge merece ser convocado

Revelado pelas categorias de base do Santos, Kaio Jorge voltou ao protagonismo no futebol brasileiro com a camisa do Cruzeiro. Após passagem marcada por lesões na Juventus, o atacante assumiu papel central na equipe mineira e atualmente lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro com 11 gols. A sequência positiva rendeu destaque não apenas dentro de campo, mas também fora dele, impulsionando discussões sobre uma possível convocação para a Seleção Brasileira.

Durante participação no programa Seleção SporTV, os comentaristas debateram se o momento de Kaio Jorge justifica uma chance com a equipe comandada por Carlo Ancelotti. Para André Rizek, que iniciou o debate, “de fosse hoje a convocação para a seleção, seria inevitável convocar João Pedro e Kaio Jorge, não tem como fugir hoje”.

A avaliação do ex-jogador Rafinha é quase a mesma, com ponderações sobre a vontade dos atletas: “tá com fome, dá pra ver nos jogos. Vem buscar, ataca, ajuda muito, vai pro gol, tem gol. É momento, está sobrando”.

Para Carlos Eduardo Lino, as avaliações pensam em ciclos grandes para a Copa, mas é necessário “encontrar o grupo da Copa”, visto que falta apenas um ano para a disputa. “Chegou a hora de colocar as ideias do treinador acima de um ou outro jogador, precisa entender o que o Ancelotti vai querer para a Seleção Brasileira, porque agora não é só fase”.

Rizek, então, questionou se, apesar do tempo parecer curto, se não é necessário ter uma margem para mudanças, visto que em um ano muita coisa pode acontecer. Rafinha corroborou com a ideia e disse: “Eu não estou mais dentro de campo, mas é muito tempo. Agora, momento, tem que ser claro. Esse menino não é momento, esse menino faz muito tempo que ele é bom. Ele pegou uns concorrentes difíceis, acima da prateleira dele, mas ele é muito bom jogador”.

Kaio Jorge, por sua vez, mantém cautela quanto ao assunto. Após marcar três gols na goleada sobre o Grêmio por 4 a 1 no Mineirão, no domingo (13), ele afirmou: “Estou com o pensamento, para falar a verdade, aqui no Cruzeiro. Acho que se for para convocar, será uma decisão dele (Ancelotti). Sou bem tranquilo com isso. Continuarei trabalhando para ser convocado”.

A atuação contra os gaúchos foi simbólica: um hat-trick com gols de perna esquerda, cabeça e direita. Com isso, o atacante alcançou 13 gols na temporada e ajudou o Cruzeiro a se manter na vice-liderança do campeonato, empatado com o Flamengo em pontos, mas atrás no saldo de gols.

Além do desempenho técnico, Kaio Jorge também reflete sobre seu percurso. “Há dois anos e meio, eu estava em uma cadeira de rodas, com o joelho operado e não sabia se voltaria a jogar”, revelou, mencionando o apoio familiar e a fé como fundamentais na sua recuperação.

A Seleção Brasileira volta a campo nos dias 4 e 9 de setembro, contra Chile e Bolívia, pelas últimas rodadas das Eliminatórias. Embora a convocação ainda não tenha data confirmada, o nome de Kaio Jorge começa, ao menos, a entrar no radar dos debates midiáticos e das avaliações técnicas.