Com o elenco reforçado por nomes como Samuel Lino, Emerson Royal e Saúl Ñíguez, o Flamengo vive um momento de confiança e expectativa elevada no segundo semestre da temporada. Sob o comando de Filipe Luís, o time se prepara para confrontos decisivos nas competições eliminatórias, como a Copa do Brasil e a Libertadores. Ainda assim, a pressão cresce não apenas pelo desempenho dentro de campo, mas também pelas movimentações no mercado, incluindo especulações sobre o possível retorno de Lucas Paquetá.
Durante participação no programa Equipe F, da ESPN, o ex-jogador e comentarista Zinho avaliou o momento da equipe carioca. Para ele, o Flamengo possui o melhor elenco do país, mas alertou para a complexidade das disputas eliminatórias. “É um Flamengo fortíssimo. Tem que transformar isso em jogo”, comentou, reconhecendo o alto nível do grupo, mas ponderando que, mesmo com qualidade, o sucesso nos mata-matas depende de encaixe e regularidade.

Zinho destacou ainda o desafio de Filipe Luís em administrar um elenco numeroso e qualificado. “O elenco do Flamengo é melhor e as opções do Filipe Luís são melhores. […] Vai ter que ganhar experiência para a gestão do elenco. Só jogam 11”, observou. Para ele, o treinador tem à disposição atletas com potencial de titularidade imediata, mas será necessário lidar com a alta competitividade interna.
Mesmo apontando o favoritismo rubro-negro, Zinho lembrou que equipes bem organizadas, como Atlético-MG e Internacional, podem surpreender em jogos eliminatórios. “O jogo é 11 contra 11. Não são 30 contra 11. […] A coisa, neste momento, não fica incomparável. Diminui um pouco o favoritismo do Flamengo”, afirmou o comentarista.
Enquanto isso, torcedores inflamam as redes sociais com a especulação sobre Lucas Paquetá. O nome do meio-campista apareceu discretamente em um vídeo promocional da chegada de Samuel Lino, o que gerou repercussão imediata. Em uma das mensagens, um torcedor escreveu: “Estão deixando a gente sonhar!”. Outro brincou com uma possível numeração: “Está em último, no minuto 14. Ou seja: vem por último na janela e vai vestir a 14. Mengooo!”.
Aliás, Paquetá tem contrato com o West Ham até meados de 2027 e segue integrado ao elenco inglês. Mesmo assim, o Flamengo monitora a situação do jogador, revelado pelas categorias de base do clube, mas ainda sem qualquer negociação concreta em andamento.
Por fim, os próximos desafios do Flamengo são contra o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida será nesta quinta-feira (31 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. A volta está marcada para a quarta-feira seguinte (06 de agosto), às 19 horas (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.