André Rizek, comentarista do Grupo Globo, fez uma análise profunda sobre o primeiro turno do Brasileirão nesta segunda-feira (11). Ele destacou que, embora o Flamengo detenha o melhor elenco do futebol brasileiro atualmente, o Cruzeiro exibe um estilo de jogo mais envolvente e técnico. Além disso, Rizek ressaltou que o desempenho do time celeste contra os concorrentes diretos na parte de cima da tabela tem sido impressionante.
Vale destacar que o jornalista afirmou: “É muita qualidade no Flamengo, ninguém hoje no futebol brasileiro se equipara em termos de elenco. O Cruzeiro tem um ótimo time titular, mas não tem nem de longe o melhor elenco.” Por isso, o time mineiro depende bastante do sistema de jogo, que pode oscilar, deixando o time mais sujeito a “chuvas e trovoadas”.
Equilíbrio é a chave para o título
Apesar da admiração pelo futebol do Cruzeiro, Rizek alertou que o time precisa ser mais regular, porque já perdeu pontos importantes para adversários da segunda metade da tabela. Dessa maneira, o clube celeste ainda busca esse equilíbrio para disputar o título de forma consistente.
Sendo assim, o comentarista avalia que a briga pelo título está polarizada entre Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. “O Flamengo é o time mais objetivo da Série A”, disse ele, ao mesmo tempo em que afirmou que a Raposa e o Verdão têm condições reais de rivalizar diretamente com o líder.
Probabilidades e perspectivas
Com isso, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances do Cruzeiro conquistarem o título caíram para 11,8% após a derrota para o Santos. O Flamengo, por sua vez, lidera com 48% de probabilidade, seguido pelo Palmeiras com 29,7%.
Portanto, a temporada segue aberta, e apesar do favoritismo do Flamengo, o futebol do Cruzeiro vem ganhando elogios e alimenta a esperança dos torcedores de uma disputa acirrada até o fim.