A poucos dias do início dos preparativos para a disputa da Copa Intercontinental, o Flamengo enfrenta uma situação inesperada em seu elenco de basquete. Reforço recém-anunciado para a temporada 2025/26, o armador argentino Franco Baralle sofreu um acidente nesta terça-feira (19), logo pela manhã, quando se dirigia ao centro de treinamentos da equipe na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Conforme divulgado, o jogador foi atropelado por uma motocicleta nas proximidades da sede do clube. O impacto provocou uma fratura no tornozelo, exigindo intervenção cirúrgica urgente. O procedimento será realizado ainda nesta terça-feira (19), segundo o comunicado oficial divulgado pela diretoria do Flamengo.
“O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Franco Baralle, reforço do FlaBasquete para a nova temporada, sofreu um acidente na chegada ao treinamento da equipe nesta manhã. Baralle foi encaminhado ao hospital e será submetido, ainda esta noite, a uma cirurgia para correção de fratura no tornozelo. Amanhã teremos novo boletim médico”, informou o clube.
A lesão ocorre em um momento crucial do calendário. O elenco se reapresentou na última semana, e os primeiros treinos sob supervisão técnica já haviam sido iniciados. Como parte do planejamento de pré-temporada, o time viajará para a Europa no início de setembro, onde fará um período de preparação em Burgos, na Espanha.

A gravidade da fratura preocupa a comissão técnica, pois o tempo estimado de recuperação pode variar entre seis semanas e três meses, a depender da resposta clínica do atleta após o procedimento. Dessa forma, sua estreia pelo clube poderá ser adiada para o decorrer da temporada.
Além disso, o primeiro grande compromisso do Flamengo será a disputa da Copa Intercontinental da Fiba, entre os dias 18 e 21 de setembro, em Singapura. A competição reunirá clubes campeões continentais, entre eles o Unicaja, da Espanha, e o United, representante da NBA G League.
Antes de chegar ao Brasil, Baralle defendeu equipes tradicionais na Argentina, como Atenas e Quimsa. No país, foi peça importante no Minas, especialmente na campanha do vice-campeonato da temporada passada, com médias que superaram os 12 pontos e 5 assistências por jogo.
Baralle, de 26 anos, havia sido uma das principais contratações do clube para a nova temporada. Vindo do Minas, onde foi destaque nas últimas duas edições do Novo Basquete Brasil (NBB), ele acumulava boas médias de pontuação e assistências. Sua chegada ao Flamengo representava um passo importante no fortalecimento do elenco rubro-negro, que está em fase de reestruturação sob o comando do técnico Sergio “Oveja” Hernández.