A estreia de Samuel Lino com a camisa do Flamengo aconteceu na quinta-feira (31 de julho), no Maracanã, durante o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, a atuação do atacante recebeu elogios da imprensa internacional, especialmente do jornal espanhol AS.
Revelado pelo São Bernardo e com passagem marcante pelo Atlético de Madrid, Lino foi acionado aos 12 minutos do segundo tempo. Atuando pelo lado esquerdo do ataque, teve liberdade para circular por outros setores ofensivos. Sua movimentação, intensidade e participação ativa nas jogadas ofensivas chamaram atenção, mesmo com o pouco tempo em campo.
A publicação do AS ressaltou o desempenho do jogador: “O ex-jogador do Atlético foi escalado como ponta esquerda, mas com liberdade para aparecer em outras áreas do ataque. Ele se mostrou intenso, com vontade de participar e ousado nos momentos finais. Teria marcado um gol soberbo se não fosse a defesa de Everson aos 85 minutos”.

Além de Lino, Emerson Royal e Saúl Ñíguez também estrearam pelo clube carioca. Ambos entraram em campo na segunda etapa, mas tiveram atuações mais discretas. Emerson chegou a acertar o travessão em finalização dentro da área, enquanto Saúl participou dos minutos finais tentando empatar o duelo. Conforme destacou o mesmo veículo espanhol, “houve também tempo para a estreia de Emerson, que entrou em campo faltando 20 minutos para o fim do jogo para tentar reanimar o ataque. Ele teve a chance mais clara, com um chute que acertou o travessão. Para completar, Saúl entrou em campo aos 78 minutos para tentar empatar o jogo”.
O técnico Filipe Luís optou por iniciar a partida com os reforços no banco de reservas. Segundo análise do jornalista Juan Lopesino, do AS, a força do elenco rubro-negro ficou clara mesmo com os estreantes fora do time titular: “O potencial do elenco do Flamengo ficou evidente nesta partida, onde os estreantes Saúl, Lino e Emerson apareceram no banco ao lado de Jorginho, Alex Sandro e Bruno Henrique. Todos eles brilharam na Europa e agora jogam pelo Mengão”.
De acordo com o levantamento do Sofascore, Samuel Lino teve 43 ações com a bola, acertou três dribles e venceu seis duelos no chão. Ele finalizou quatro vezes, sendo uma em direção ao gol e três bloqueadas. Um dos chutes chegou a balançar as redes, mas foi anulado por impedimento.
Embora a derrota em casa tenha frustrado os torcedores, a estreia dos reforços traz expectativas para os próximos compromissos. O Flamengo volta a campo no domingo (03 de agosto), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. Já o duelo de volta diante do Atlético-MG, pela Copa do Brasil, está marcado para quarta-feira (06 de agosto), às 19h (horário de Brasília), na Arena MRV.