sábado, novembro 8, 2025
20.6 C
São Paulo

Veja como fica a situação do Flamengo no mercado, após acordo com Carrascal

Apesar do investimento considerável em Carrascal, o Flamengo segue monitorando o mercado em busca de reforços

Com a contratação de Jorge Carrascal, o Flamengo passa a contar com nove jogadores estrangeiros no elenco principal. Apesar do número, o clube ainda possui margem para novas aquisições internacionais. Isso porque o volante Jorginho, que possui dupla cidadania ítalo-brasileira, não é contabilizado como estrangeiro pela CBF, mesmo tendo defendido a seleção italiana anteriormente.

Atualmente, além do colombiano recém-chegado, o grupo rubro-negro inclui o argentino Rossi, o chileno Pulgar, o equatoriano Plata e os uruguaios Viña, Varela, De La Cruz e Arrascaeta. Portanto, conforme a regra atual da entidade máxima do futebol nacional, que desde 2023 permite a inscrição de até nove atletas de fora por partida no Campeonato Brasileiro, o clube ainda dispõe de uma vaga para estrangeiro no elenco regular.

Implicações da regra e margem de manobra

Caso o departamento de futebol opte por adicionar mais um nome de fora, mesmo com nove jogadores internacionais sob contrato, isso será permitido. A restrição da CBF se aplica apenas à lista de relacionados para cada confronto, e não ao total de estrangeiros inscritos ao longo da temporada.

Assim, diante da lesão de Pulgar, cuja recuperação deve levar até três meses, haveria espaço para utilizar um décimo estrangeiro temporariamente, sem necessidade de desinscrição imediata.

Ainda assim, a diretoria adota postura cautelosa para evitar excedentes. Eventuais contratações estrangeiras durante a janela em curso — aberta em 10 de julho e com encerramento previsto para 2 de setembro — levarão em conta não só o número de estrangeiros como também a situação física e contratual dos atletas atuais.

Contratação de Carrascal

Jorge Carrascal, meia de 27 anos, chega ao Rubro-Negro após passagem pelo Dínamo Moscou. A negociação, que teve início ainda antes da Copa do Mundo de Clubes, foi concluída por 12 milhões de euros (R$ 77,5 milhões, na cotação do dia), valor que será pago de forma parcelada.

O colombiano é o primeiro reforço confirmado na atual janela de transferências e deve desembarcar no Rio de Janeiro no fim de semana para realizar exames médicos e assinar contrato.

A negociação com o clube russo teve momentos de indefinição. Inicialmente, o Flamengo ofereceu 10 milhões de euros com bônus por metas, mas os russos exigiam 14 milhões. Com o impasse, o jogador chegou a se reapresentar na Rússia antes de a proposta ser elevada para os 12 milhões definitivos.

Perfil e retrospecto

Revelado pelo Millonarios, Carrascal já atuou por Sevilla B, Karpaty, River Plate e CSKA Moscou antes de defender o Dínamo. Na última temporada, disputou 35 partidas, anotou oito gols e contribuiu com três assistências.

Ele será o oitavo colombiano a vestir a camisa rubro-negra. Destes, apenas Cuéllar conseguiu trajetória de destaque. Volante contratado em 2016, fez parte do elenco campeão da Libertadores, do Brasileirão e do Carioca em 2019. Por outro lado, nomes como Armero, Berrío, Marlos Moreno, Cristian Borja, Uribe e Richard Ríos passaram sem o mesmo protagonismo.

Planejamento do clube

Apesar do investimento considerável em Carrascal, o Flamengo segue monitorando o mercado em busca de reforços para a posição de ponta-esquerda e também de um centroavante. O argentino Taty Castellanos, atualmente na Lazio, é um dos alvos, mas a equipe italiana não demonstra interesse em negociar o atacante neste momento.