A Copa do Brasil reserva um confronto histórico para o Fluminense nas quartas de final. Dessa maneira, a CBF definiu em sorteio realizado nesta terça-feira (12) que o Tricolor das Laranjeiras terá pela frente o Bahia, adversário que não enfrenta na competição desde 2007. Além disso, esse reencontro traz à tona uma memória importante para a torcida e o clube.
Relembrando 2007: o caminho do Fluminense rumo ao título
Vale destacar que o último embate entre Fluminense e Bahia na Copa do Brasil aconteceu nas oitavas de final de 2007. Naquela temporada, o Tricolor eliminou o Esquadrão de Aço após dois empates, levando a melhor no critério do gol fora, com 1 a 1 no Maracanã, gol de Carlos Alberto, e 2 a 2 na Fonte Nova, gols de Cícero e Soares.
A campanha vitoriosa seguiu com eliminações do Athletico-PR nas quartas e do Brasiliense na semifinal, até a consagração com o título sobre o Figueirense na decisão.
Além disso, naquela época, o Fluminense era comandado por Vinícius Eutrópio. Hoje, o cenário é diferente, mas com similaridade, porque Renato Gaúcho, atual técnico do Tricolor, foi o comandante que levou o clube ao seu único título da Copa do Brasil.
Próximos passos: datas, locais e expectativas para o confronto
Sendo assim, o Fluminense visitará o Bahia na Fonte Nova na semana do dia 27 de agosto, enquanto a partida de volta será no Maracanã, na semana do dia 11 de setembro. Isso porque o mando da primeira partida pertence ao time baiano, com o Fluminense buscando impor seu ritmo em casa na volta. Com isso, o Tricolor das Laranjeiras precisa mostrar força para avançar à semifinal, onde, caso se classifique, enfrentará o vencedor do clássico carioca entre Vasco e Botafogo.
Portanto, essa série de jogos promete emoção e equilíbrio, tanto pelo reencontro histórico quanto pelo alto nível técnico das duas equipes. Cabe ressaltar que o Fluminense quer repetir o sucesso de 2007, mas agora sob o comando do experiente Renato Gaúcho, que sabe bem o valor e o peso desse torneio para o clube e sua torcida.