O lateral-direito Lucas Calegari finalizou sua passagem pelo Fluminense e acertou com o Eyüpspor, da Turquia. O jogador de 23 anos assinou contrato válido por duas temporadas, com cláusula que permite a prorrogação por mais um ano. A oficialização ocorreu nesta sexta-feira (18), após o atleta rescindir seu vínculo com o clube carioca, onde atuava desde as categorias de base.
Revelado em Xerém, Calegari chegou ao Fluminense ainda adolescente, aos 13 anos. Subiu ao elenco profissional em 2020, sendo integrado à chamada “geração de ouro” do clube, composta também por nomes como André, Martinelli e João Pedro. Durante seu período nas Laranjeiras, participou de competições nacionais e continentais, além de ter conquistado dois títulos cariocas, em 2022 e 2023.
Antes da transferência definitiva, o jogador acumulou experiências internacionais. Na temporada passada, foi emprestado ao Famalicão, de Portugal, após defender o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Essas passagens contribuíram para ampliar sua visibilidade no exterior e facilitaram a negociação com o futebol turco.
A saída de Calegari foi marcada por uma despedida emocionada nas redes sociais. O lateral agradeceu ao clube pela formação e pelas oportunidades: “Fluminense, muito obrigado por ter me criado como jogador e pessoa e dado a oportunidade de me tornar profissional. Pude realizar muitos sonhos dos quais sonhei quando cheguei em Xerém há 10 anos. O vínculo se encerra, mas a gratidão, paixão e torcida continuará para sempre. Obrigado, Flu! Meu coração sempre será verde branco e grená”.
Já em sua chegada ao novo clube, Calegari demonstrou entusiasmo com o novo desafio. Em sua apresentação, declarou: “Estou muito feliz por estar aqui. Mal posso esperar para ter uma temporada de sucesso com vocês. É uma grande honra para mim fazer parte desta família tão forte. Acredito que alcançaremos grandes feitos juntos”.
O Eyüpspor, por sua vez, trata a contratação como estratégica. A equipe turca, que na última temporada ficou próxima de garantir vaga na Conference League, busca reforçar o elenco para aumentar sua competitividade. Segundo o vice-presidente Fatih Surdo, a negociação levou mais tempo do que o esperado devido ao calendário do Fluminense, que participou recentemente do Mundial de Clubes.
Assim sendo, Calegari inicia uma nova fase da carreira no futebol europeu, agora como reforço da equipe de Istambul, onde terá a missão de consolidar seu nome no cenário internacional.