sábado, janeiro 31, 2026
19.4 C
São Paulo

Ele ganhou espaço com Renato Gaúcho, mas agora ficou esquecido no Fluminense de Zubeldía

Promovido ao elenco principal do Fluminense ainda no primeiro turno da temporada, o lateral-direito Júlio Fidélis, de 19 anos, vive um período de transição entre a equipe profissional e o time sub-20.

Embora tenha iniciado sua trajetória com atuações promissoras, o jovem ainda não recebeu oportunidades sob o comando do técnico Zubeldía, atual responsável pela equipe tricolor.

A estreia do jogador ocorreu dia 23 de abril, diante do Unión Española, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Posteriormente, ele voltou a ser opção em jogos do torneio continental e também no Campeonato Brasileiro.

Seu principal momento aconteceu no confronto diante do Bahia, quando deu assistência para o gol de Germán Cano, que garantiu o empate em 3 a 3 na Arena Fonte Nova.

Lateral-direito Júlio Fidelis (Foto: Leonardo Brasil/FFC)

A última vez em que foi relacionado no time profissional foi na partida contra o Vitória, pela 24ª rodada do Brasileirão, ainda durante a gestão de Renato Gaúcho. Na ocasião, Fidélis entrou no segundo tempo, substituindo Guga. Desde então, não voltou a atuar pela equipe principal.

Reintegração ao elenco principal

Sem espaço após a troca de comando, o atleta retornou ao sub-20. Ele foi titular nas semifinais do Campeonato Carioca da categoria, quando o Fluminense acabou eliminado pelo Vasco.

Após o torneio, o lateral foi reintegrado ao elenco profissional, embora sua presença na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior não esteja descartada.

Zubeldía justifica ausência recente

Após o empate contra o Cruzeiro no domingo (9), no Maracanã, o técnico Zubeldía foi questionado sobre a ausência de Júlio Fidélis nas últimas convocações e explicou a situação atual do atleta.

“É um bom defensor, bom lateral, tem projeção e está sendo considerado. Mas temos outros jogadores, como Samuel, que está em nível altíssimo. Tem técnica e um conhecimento da posição acima da média, e tem funcionado muito bem”.

“Guga também é um jogador que quando é acionado, em diferentes momentos da temporada, respondeu tanto na direita quanto na esquerda. Então Julio Fidélis também é uma boa opção. Sempre digo que temos que ter a alternativa um, dois e a juvenil, de projeção. Portanto me parece que estamos bem nessa posição”.

E concluiu: “Mas nesse momento da temporada, já no final e com apenas uma competição, é difícil dar oportunidades aos demais. Está em consideração, mas está claro que Samuel e Guga são a prioridade”.

Próximo compromisso do Fluminense

Com o empate contra o Cruzeiro, o Fluminense manteve-se na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, somando agora 51 pontos. O time volta a campo na quarta-feira (19) para enfrentar o Flamengo no Maracanã, após a pausa da Data Fifa.