O Internacional vive um momento de atenção no mercado europeu por conta de Ricardo Mathias. O atacante de 19 anos, revelado pelas categorias de base do clube gaúcho e integrado ao elenco principal desde 2022, tem atraído olhares de gigantes do futebol. O interesse mais recente veio do Manchester United, que enviou um observador ao Brasil para acompanhá-lo de perto.
A presença do representante inglês, Alexandre Torres — ex-jogador e filho do capitão Carlos Alberto Torres — ocorreu na última quarta-feira (06 de agosto), durante o duelo contra o Fluminense, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Ricardo entrou em campo aos 12 minutos do segundo tempo, mas teve pouca participação e não conseguiu evitar a eliminação colorada após o empate por 1 a 1.
O interesse do United, contudo, não é isolado. Outro clube da Premier League, cujo nome não foi divulgado, já formalizou uma carta de intenção. Anteriormente, o PSV, da Holanda, também havia manifestado interesse, assim como dois grupos estrangeiros que atuam no Brasil, mas as conversas não avançaram. O Inter mantém o jogador com contrato até o fim de 2028 e multa rescisória de 65 milhões de euros (cerca de R$ 410,6 milhões), o que oferece forte proteção ao clube.
A valorização do centroavante ganhou ainda mais força após a vitória por 3 a 1 sobre o Bragantino, no sábado (09 de agosto), pelo Brasileirão. Na ocasião, Ricardo marcou dois gols e foi o destaque da partida. Ao final do jogo, ele comemorou a atuação e demonstrou gratidão pelo momento vivido.
“Estou muito feliz pela vitória do Inter hoje. Pude ajudar com dois gols e o que importa é o Inter estar saindo vitorioso do campo. Estou muito feliz de estar voltando ao grupo, de estar ajudando nos treinamentos, ouvindo jogadores como o D’Alessandro e outros que me ajudam bastante no dia a dia. Estou evoluindo e muito feliz pela partida”.
Segundo o técnico Roger Machado, Ricardo vinha sendo preparado fisicamente para ter sequência como titular. O atacante confirmou o bom momento físico e destacou a importância do trabalho realizado durante o período em que esteve lesionado.
“Claro, estou me sentindo muito melhor fisicamente. Trabalhei bastante quando estava machucado para poder voltar logo. Hoje pude ser feliz nessa noite e agora temos uma sequência muito difícil, com jogo de Libertadores e pouco tempo de descanso. Vamos trabalhar bastante para fazer uma ótima ida e volta”.
Apesar dos rumores envolvendo o Manchester United, o jovem preferiu não se aprofundar no assunto e manteve o discurso focado no clube.
“Meu pensamento é só aqui no Inter, para ajudar o time. Não fiquei sabendo de nada, eles me deixam fora disso, e acho até melhor para eu poder evoluir e não ficar com a cabeça fora do clube. Hoje eu pude ser feliz e é isso que importa”.
O próximo compromisso do Internacional será na quarta-feira (13 de agosto), contra o Flamengo, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, desafio que poderá consolidar ainda mais o espaço de Ricardo Mathias no time titular.