quarta-feira, novembro 5, 2025
20.4 C
São Paulo

Classificação do Palmeiras no Mundial quebra recorde de audiência da Rede Globo

A emissora informou que a primeira fase do Mundial de Clubes atingiu 114,3 milhões de pessoas em todo o país

A vitória do Palmeiras sobre o Botafogo por 1 a 0, no último sábado (28), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, proporcionou à TV Globo números expressivos de audiência. A emissora alcançou 21 pontos e 46% de participação entre 13h e 15h47 (horário de Brasília), faixa correspondente ao horário da partida em São Paulo.

Conforme os dados, isso representa um crescimento de 110% em relação à média dos quatro sábados anteriores e o melhor desempenho na capital paulista desde a final da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.

No Rio de Janeiro, o índice foi ainda mais elevado. O canal marcou 27 pontos e atingiu 51% de participação no mesmo período. Esse patamar não era superado há mais de cinco anos em transmissões aos sábados. A elevação, nesse caso, foi de 108% na comparação com a média das semanas anteriores à competição internacional.


Impacto nacional e mudança de estratégia da emissora

O Painel Nacional de Televisão (PNT) apontou que a Globo obteve média de 22 pontos no Brasil, seu maior índice em um sábado desde dezembro de 2019. O resultado foi igualmente relevante entre jovens de 18 a 34 anos, segmento no qual a audiência atingiu o melhor nível desde o Mundial do Catar.

A transmissão do confronto entre os clubes brasileiros, além de parte da semifinal entre Chelsea e Benfica, alavancou os números da emissora na faixa das 12h às 18h, levando o canal ao maior desempenho nacional desde novembro de 2022.

Diante dos resultados, a emissora decidiu alterar o planejamento inicial e confirmou a exibição de todos os confrontos do mata-mata da competição. “O sucesso de audiência e o engajamento do público foram determinantes para essa decisão”, informou a direção da Globo.


Desempenho recorde também na TV por assinatura

Nas plataformas fechadas, os resultados também chamaram atenção. O SporTV, canal do Grupo Globo, alcançou 93% de participação entre os canais esportivos e 47% no universo total da TV paga. A liderança no horário foi 890% superior ao segundo colocado. Mesmo na sexta-feira (27), dia sem jogos do torneio, o canal esportivo obteve a maior audiência da TV por assinatura, superando o concorrente direto em 21%.


Outros dados expressivos e repercussão

O duelo realizado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA), marcou não só a classificação do clube paulista às quartas de final, como também consolidou o novo formato da competição entre clubes campeões das Américas e da Europa.

A Globo informou que a primeira fase do torneio atingiu 114,3 milhões de pessoas em todo o país, considerando os números somados da TV aberta e do canal por assinatura.

A emissora ainda atingiu, no dia 19 de junho, o recorde de audiência do ano na medição nacional, com média de 16 pontos, e o melhor desempenho na faixa das 7h às 0h desde os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.