A classificação do Fluminense para as quartas de final do Mundial de Clubes, com vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Milão, foi marcada por uma decisão tática incomum. No confronto realizado na segunda-feira (30), em Charlotte, nos Estados Unidos, o técnico Renato Gaúcho optou por uma linha de três defensores: Thiago Silva, Ignácio e Freytes.
A escolha, considerada atípica no estilo do treinador, causou surpresa antes da bola rolar, mas acabou se mostrando decisiva para o resultado positivo.
Conforme explicou o zagueiro Thiago Silva, a ideia foi espelhar o modelo tático do adversário. “Eles jogam com alas muito em cima, principalmente do lado do Renê, onde o Dumfries atua, que é um cara muito forte. Se a gente casse com uma linha de quatro, acredito que íamos sofrer mais. Com o Ignácio junto com a gente, nos deixou mais protegidos”, declarou o capitão em entrevista ao Cazé TV.
Aplicação tática e leitura do adversário
Além da estrutura defensiva reforçada, o planejamento da equipe levou em conta o estilo de movimentação dos italianos.
“A gente analisou bem a equipe deles, tivemos vídeos muito importantes. Consertamos algumas coisas durante o jogo sobre posicionamento. É uma equipe muito móvel… procuramos fechar um pouco mais o meio, deixamos a parte de fora para deixar o cruzamento, porque dentro da área tínhamos três torres que podiam lutar pela bola”, comentou o defensor.
Segundo Thiago, o esquema foi treinado apenas uma ou duas vezes. “Foi a primeira vez que a gente jogou assim. Tínhamos feito um ou dois treinos antes, e deu certo. Dentro de campo é outra coisa, mas conseguimos aplicar o que treinamos”, completou.
Condições climáticas e ambiente
Outro desafio enfrentado pelos cariocas foi o calor intenso no estádio. O defensor apontou o clima como obstáculo relevante. “Muito quente, campo muito fofo, é difícil ganhar velocidade… A boca fica seca, não tem saliva”, relatou.
Apesar disso, o jogador demonstrou orgulho pela atuação coletiva. “Estou muito orgulhoso do time, não é fácil nas circunstâncias que a gente vem jogando. As pessoas têm que pensar um pouco melhor”, enfatizou.
Gols e atuação defensiva
O placar foi aberto por Germán Cano aos 3 minutos do primeiro tempo. Hércules, já nos acréscimos da etapa final, confirmou o triunfo. A atuação da defesa, que anulou atacantes como Lautaro Martínez, foi amplamente elogiada. “Defendemos da maneira que é possível de fazer. Acho que tivemos êxitos grandes na partida”, afirmou Thiago.
Próximo desafio
Com o resultado, o Fluminense garantiu presença nas quartas de final da competição e terá pela frente o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que eliminou o Manchester City. O duelo será disputado na sexta-feira (04), às 16h (horário de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando.


