A vitória por 3 a 0 da LDU sobre o Palmeiras, na quinta-feira (23), pela ida da semifinal da Libertadores, repercutiu fortemente na imprensa argentina. O resultado expressivo conquistado pela equipe de Tiago Nunes em casa foi descrito como um domínio técnico e tático sobre o time de Abel Ferreira.
Para os veículos argentinos, o triunfo equatoriano também representou uma espécie de resposta à eliminação do River Plate nas quartas de final, justamente diante do clube brasileiro.
O jornal Olé elogiou o desempenho da equipe de Quito, destacando que o domínio da LDU superou até mesmo o efeito da altitude.
“Um Rei em Altura: Liga de Quito esmagou o Palmeiras e deu um passo para a final da Copa Libertadores”, publicou a matéria. “A altura não era apenas geográfica, era também de futebol. Liga de Quito, 17 anos depois de chegar à Glória Eterna, deu mais um passo gigante e cheio de ilusão”, continuou o periódico.

Outro veículo argentino, o Clarín, seguiu linha semelhante e ressaltou o impacto simbólico do resultado para os torcedores argentinos.
“Liga de Quito surpreendeu e subjugou o carrasco do River na Copa Libertadores: venceu o Palmeiras para ir com toda a ilusão para São Paulo”, escreveu o jornal.
Durante a partida disputada no Estádio Casa Blanca, a LDU abriu três gols de vantagem ainda no primeiro tempo, com dois de Villamil e um de Azulgaray. O Palmeiras pouco conseguiu reagir ao volume de jogo do adversário e terá de buscar uma virada expressiva no duelo de volta.
Cenário para jogo da volta
Apesar do placar favorável, o técnico Tiago Nunes terá um desfalque confirmado. Bryan Ramírez foi expulso nos acréscimos da segunda etapa após cometer uma falta dura em Agustín Giay, e está fora da próxima partida.
A equipe equatoriana pode perder por até dois gols de diferença no jogo de volta para garantir presença na final da competição continental, o que não ocorre desde 2008, ano em que conquistou o título contra o Fluminense, no Maracanã.
Enquanto a LDU terá uma semana cheia de preparação, o Palmeiras volta a campo antes do reencontro. No domingo (26), às 20h30, a equipe paulista recebe o Cruzeiro no Allianz Parque, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro.
A partida contra os mineiros pode influenciar diretamente o planejamento do técnico Abel Ferreira para a semana decisiva. O jogo de volta contra os equatorianos está marcado para quinta-feira (30), também no Allianz Parque, às 21h30.


