sábado, outubro 11, 2025
21.9 C
São Paulo

Palmeiras pode ter desfalque de peso na reta final do Brasileirão

A participação de Vitor Roque nas rodadas decisivas do Campeonato Brasileiro pode estar ameaçada. O atacante do Palmeiras foi denunciado pela Procuradoria do STJD por conta de uma publicação em suas redes sociais interpretada como homofóbica.

O caso se tornou mais um episódio polêmico após o clássico entre Palmeiras e São Paulo, realizado no domingo (05), no Morumbis. Isso porque o duelo ainda engloba uma série de casos voltados à atuação da arbitragem.

A postagem, que mostrava a imagem de um tigre — símbolo do Palmeiras — abocanhando um veado, foi feita logo após a vitória alviverde por 3 a 2 sobre o rival. Embora tenha sido apagada minutos depois, a imagem viralizou e gerou reação imediata nas redes sociais.

A Procuradoria do STJD enquadrou Vitor Roque no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de práticas discriminatórias, inclusive de cunho homofóbico.

Postagem que resultou na polêmica envolvendo Vitor Roque (Foto: Reprodução)

Punições possíveis e impacto no elenco

Caso seja julgado e condenado, Roque poderá ser suspenso por um período de cinco a dez partidas em competições organizadas pela CBF, além de multa. A previsão é que o julgamento ocorra até o fim de novembro, o que colocaria o atacante fora das últimas quatro rodadas do Brasileirão.

A pena, no entanto, não se estenderia a torneios organizados pela Conmebol, como a Libertadores, por exemplo. Vitor Roque permaneceria à disposição para as semifinais e, caso o Palmeiras avance, para uma eventual final da competição continental.

O caso tem semelhanças com a disputa jurídica recente entre o clube e o ex-atacante Dudu, que também envolveu o artigo 243-G, e teve um intervalo de 46 dias entre a denúncia e o julgamento. O clube vê a possibilidade de um desfecho similar em termos de calendário.

Defesa do jogador e repercussão nas redes

A publicação gerou reações de diversos lados. Parte da torcida palmeirense considerou o ato uma “zoeira de futebol”, enquanto outros setores apontaram o conteúdo como ofensivo.

A diretoria do Palmeiras solicitou a exclusão do post assim que tomou conhecimento, tentando evitar consequências disciplinares.

O ex-goleiro Marcos, ídolo do clube, saiu em defesa de Vitor Roque, rebatendo críticas feitas pelo influenciador Barolo, torcedor do São Paulo. Em resposta direta ao comentário do influenciador, Marcão declarou:

“Logo você, Barolo, que vive de xingar todo mundo no seu canal, vem chamar o outro de homofóbico? Vitor Roque apagou, mas eu vou deixar aqui. Vai lacrar com sua laia, vai? Zoeira de futebol! Fica aí rotulando o cara. Se não aguenta, comenta jogo de peteca”.

O comentário de Marcos gerou repercussão nas redes sociais e recebeu apoio público de Neymar, que respondeu com emojis de risadas e aplausos, reforçando o tom descontraído da mensagem.