Afastado desde o término do Mundial de Clubes por conta de uma cirurgia na perna direita, Paulinho está fora da temporada atual e não disputará as fases decisivas da Copa Libertadores nem os jogos restantes do Campeonato Brasileiro. A informação foi confirmada pelo diretor de futebol do Palmeiras, Anderson Barros, nesta terça-feira (12 de novembro), durante evento de lançamento do novo formato do Campeonato Paulista.
Revelado que a previsão de retorno do atacante é apenas para o início de 2026, a ausência dele representa um desfalque importante para a reta final do calendário. O clube disputará a final da Libertadores diante do Flamengo, no dia 29 de novembro, além de brigar ponto a ponto pelo título do Brasileirão. Atualmente, o Palmeiras lidera a competição, empatado em pontuação com o time carioca, mas à frente no número de vitórias, principal critério de desempate.
Durante a apresentação do novo formato do estadual paulista, Barros elogiou o avanço do atleta no processo de recuperação, mas ressaltou que o departamento médico manterá o planejamento original:
“O Paulinho está num processo de evolução muito bom. Acredito que será um atleta que muito ajudará o Palmeiras na temporada 2026, e não na temporada 2025. Nós não mudaremos em nada a programação que foi traçada pelo Núcleo de Saúde e Performance.”

A lesão que afastou o jogador dos gramados foi uma fratura por estresse na perna direita, diagnosticada ainda no primeiro semestre. Na ocasião, o técnico Abel Ferreira revelou que Paulinho não tinha condições de atuar por mais de 30 minutos, fato que reforçou a decisão de submeter o atacante ao procedimento cirúrgico.
O clássico diante do Santos, no sábado (15 de novembro), será um dos desafios do elenco neste período, especialmente por acontecer em meio à Data Fifa. A comissão técnica terá de lidar com 11 desfalques, e a diretoria ainda tenta contar com Flaco López, que está a serviço da seleção argentina.
Assim sendo, o Palmeiras segue dividindo esforços entre as competições nacionais e continentais, sem poder contar com Paulinho nesta reta final. O clube aposta no elenco atual para manter a regularidade e fechar o ano com títulos importantes.
Contratado junto ao Atlético-MG no início de 2025, Paulinho teve participação reduzida ao longo da temporada, justamente por causa dos problemas físicos apresentados desde sua chegada. Embora tenha jogado poucos minutos, ele foi fundamental em momentos decisivos, como ao marcar o gol que garantiu o Palmeiras nas semifinais da Libertadores contra o Botafogo.


