O confronto entre Vitória e Palmeiras ocorre neste domingo (03 de agosto), às 19h30 (horário de Brasília), no Barradão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time baiano busca se afastar da zona de rebaixamento, a equipe paulista tenta manter-se entre os primeiros colocados da tabela. O árbitro escalado para comandar a partida é Davi de Oliveira Lacerda, com Paulo Renato Moreira da Silva Coelho responsável pelo VAR.
O Vitória ocupa a 15ª posição com 17 pontos em 17 partidas. A equipe venceu apenas três vezes, empatou oito e foi derrotada em seis ocasiões. Já o Palmeiras está na terceira colocação, com 32 pontos e dois jogos a menos em relação ao líder Flamengo. O time venceu 10 dos 15 compromissos disputados, além de dois empates e três derrotas.
Escalações e desfalques
O técnico Abel Ferreira deve optar por uma formação mista neste final de semana, uma vez que o Palmeiras enfrentará o Corinthians na quarta-feira (06 de agosto), pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O treinador português comandou no sábado (02) um treino tático seguido de atividade recreativa. Felipe Anderson participou normalmente e deve voltar a ser relacionado, após se recuperar de inflamação no quadril.
Por outro lado, o zagueiro Bruno Fuchs continua em tratamento por conta de um edema na coxa esquerda, enquanto Murilo faz trabalhos de transição física. Já Paulinho, após cirurgia, só deve retornar em 2026. Bruno Rodrigues, contratado no início de 2024, ainda não tem previsão para estreia no Brasileirão.
No lado rubro-negro, o técnico Fábio Carille ganhou o retorno de Erick, que cumpriu suspensão na última rodada. Osvaldo segue como titular, enquanto há expectativa pela estreia de Romarinho. Já Matheuzinho (fascite plantar), Aitor Cantalapiedra, Rúben Ismael e Jamerson (lesão grave no tornozelo) seguem no departamento médico.
Prováveis formações
O Palmeiras deve iniciar a partida com:
Weverton (Marcelo Lomba); Marcos Rocha, Gustavo Gómez (Benedetti), Micael, Vanderlan; Emiliano Martínez, Allan, Raphael Veiga; Facundo Torres, Luighi e Flaco López.
Já o Vitória deve ter em campo:
Lucas Arcanjo; Cáceres, Lucas Halter, Zé Marcos, Maykon Jesus; Gabriel Baralhas, Willian Oliveira, Ronald Lopes; Osvaldo (Romarinho), Lucas Braga e Renato Kayzer.
Números e retrospecto
Ao todo, as equipes já se enfrentaram 45 vezes, com ampla vantagem do clube paulista: 26 vitórias, 10 empates e 9 derrotas. Apenas pelo Campeonato Brasileiro, são 37 duelos, com 22 triunfos para o Verdão e seis para o Leão da Barra. O último encontro entre os dois ocorreu em 27 de julho de 2024, no Allianz Parque, com gols de Osvaldo e Matheuzinho para o time visitante.
Além disso, o Palmeiras ostenta o melhor aproveitamento como visitante na atual edição do campeonato: 85,7% dos pontos conquistados longe de casa, com seis vitórias em sete jogos. Já o Vitória venceu apenas dois dos oito confrontos como mandante.
Transmissão
A partida entre Vitória e Palmeiras será transmitida com exclusividade pelo canal Premiere, via sistema pay-per-view. A bola rola às 19h30 (horário de Brasília), direto de Salvador.