O Palmeiras iniciou sua preparação para a partida contra o Atlético, marcada para domingo (20), às 17h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o empate por 1 a 1 com o Mirassol na última quarta-feira (16), o técnico Abel Ferreira poderá ter até cinco ausências no elenco para o próximo compromisso.
Primeiramente, três atletas seguem em recuperação de problemas físicos e não devem ser liberados pelo departamento médico. O zagueiro Murilo trata de uma lesão na coxa esquerda, enquanto Paulinho, ainda em recuperação de uma cirurgia na perna, e Bruno Rodrigues, em fase de transição física, seguem fora dos treinos com o grupo principal.

Além desses, o lateral-direito Giay também preocupa. O jogador, que sofreu uma entorse no joelho direito durante o Mundial de Clubes, fez atividades específicas com o Núcleo de Saúde e Performance, dividindo os trabalhos entre o gramado e a parte interna da Academia de Futebol. A presença do argentino ainda é incerta para o confronto de domingo.
O quinto desfalque confirmado é o atacante Flaco López. O argentino recebeu o terceiro cartão amarelo ao chutar a bola para fora com o jogo paralisado diante do Mirassol e está automaticamente suspenso. Ele havia entrado durante a partida no lugar de Vitor Roque.
Enquanto lida com baixas importantes, o técnico Abel Ferreira poderá contar com Bruno Fuchs. O zagueiro, que pertence ao Atlético e está emprestado ao Palmeiras, teve sua liberação garantida após acordo firmado entre os clubes. Assim, ele está disponível e deve formar dupla com Gustavo Gómez na zaga.
Na reapresentação, os titulares da última partida realizaram atividades regenerativas internas, enquanto os demais foram ao campo e participaram de um treino técnico com dimensões reduzidas, sob o comando da comissão técnica. O clube busca corrigir os pontos de atenção identificados no empate mais recente e tentar sua primeira vitória em casa nesta edição do Campeonato Brasileiro.
Paralelamente, a diretoria mantém uma postura rígida nas tratativas envolvendo Richard Ríos. O volante, que foi titular contra o Mirassol e teve atuação destacada, é alvo de interesse de clubes como Roma e Benfica. O Palmeiras, no entanto, insiste em receber 30 milhões de euros, valor referente à sua cláusula de venda, e não considera as conversas avançadas neste momento.
O colombiano é um dos destaques da temporada e soma 36 jogos, quatro gols e quatro assistências em 2025. O clube detém 70% de seus direitos econômicos e, até aqui, resiste às investidas estrangeiras para mantê-lo no elenco.