domingo, agosto 10, 2025
11.5 C
São Paulo

Vasco tenta renovar dois importantes contratos

Renovação de Ryan é uma das prioridades do Vasco na janela de transferências; clube já renovou vínculos com Léo Jardim e Coutinho

A diretoria do Vasco trabalha para garantir a permanência de um dos seus principais ativos. Mesmo após renovar o contrato de Rayan até o fim de 2026, o clube iniciou novas tratativas para estender o vínculo do atacante, com melhorias contratuais que envolvem aumento salarial e reajuste da multa rescisória. A movimentação ocorre diante do crescente assédio de clubes estrangeiros.

Aos 18 anos, Rayan se consolidou como peça central na equipe ao longo da atual temporada. Desde sua promoção ao elenco profissional, o atacante já disputou 67 partidas, marcando nove gols e contribuindo com duas assistências. Apenas em 2025, foram 26 jogos, com seis gols e uma assistência. Esse desempenho ganhou ainda mais relevância com a chegada de Fernando Diniz ao comando técnico, responsável por explorar características como força física e finalização.

O jogador, revelado pelas categorias de base do clube, é observado por clubes europeus desde os tempos do sub-15. Entre os interessados estão Barcelona, Sporting e Lyon. Este último chegou a enviar representantes ao Brasil e até formalizou uma proposta, que não avançou em função de questões contratuais e receios internos na negociação.

A permanência de Rayan foi, inclusive, um dos pedidos feitos por Diniz à diretoria ao assumir o cargo. O treinador solicitou a manutenção de pilares do time titular, como o goleiro Léo Jardim e o meia Philippe Coutinho, cujos vínculos também foram renovados recentemente. Assim, a continuidade do jovem atacante até, pelo menos, o fim de 2025 é considerada parte do planejamento esportivo do clube.

Além da negociação com Rayan, o Vasco também se movimenta no mercado para reforçar o elenco. A diretoria mapeia oportunidades para contratar jogadores para a defesa e o ataque. O volante Thiago Mendes foi anunciado nesta quinta-feira (17), mas o clube ainda busca dois nomes para completar o elenco na janela de transferências do meio do ano.

Entretanto, o cenário financeiro impõe restrições. O Vasco prioriza atletas livres no mercado ou negociações por empréstimo, já que não trabalha com a possibilidade de pagar por jogadores com contrato em vigor. Essa limitação impacta, principalmente, o setor defensivo, considerado um dos pontos mais frágeis do time na temporada.

João Victor, mesmo com erros recorrentes, permanece como titular e conta com o respaldo de Diniz. Já os reforços contratados no início do ano — Maurício Lemos, Lucas Freitas e Lucas Oliveira — não conseguiram se firmar. Como resultado, o time sofreu 18 gols em 13 rodadas do Campeonato Brasileiro, refletindo a instabilidade defensiva da equipe.

Atualmente, o Vasco ocupa a 16ª colocação no Brasileirão e se aproxima da zona de rebaixamento. A equipe volta a campo no sábado (19), às 17h30 (horário de Brasília), quando enfrenta o Grêmio em São Januário.