Em meio à luta contra o rebaixamento no Brasileirão, o Santos conheceu na terça-feira (11) os adversários da primeira fase do Paulistão 2026. A equipe da Vila Belmiro enfrentará Corinthians, Palmeiras e São Paulo, além de Guarani, Noroeste, Velo Clube, RB Bragantino e Novorizontino.
A Federação Paulista de Futebol divulgou que o torneio será disputado entre os dias 11 de janeiro e 8 de março, com ordem dos confrontos e mandos ainda indefinidos. A mudança ocorre por causa do início do Brasileirão, previsto para 28 de janeiro, que obrigará os clubes a conciliarem os jogos do estadual com o nacional.
O novo formato do Paulista prevê que cada time enfrentará os clubes do próprio pote e outros cinco sorteados. Após oito rodadas, os dois últimos colocados serão rebaixados, enquanto os oito melhores avançarão às quartas de final. As fases de mata-mata terão jogos únicos, com exceção da final, disputada em ida e volta.
O modelo de disputa segue a lógica da nova fase de grupos da Champions League, implantada recentemente no futebol europeu. Segundo a FPF, o formato foi aprovado pelos clubes antes do início do evento de lançamento.

