A reta final do Campeonato Brasileiro intensificou a disputa contra o rebaixamento após a conclusão da 35ª rodada. Segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onze clubes ainda correm risco de queda para a Série B.
A lista inclui clubes como Internacional, Vitória e Santos, que ocupam as posições mais críticas fora e dentro da zona de rebaixamento. No confronto direto realizado na segunda-feira (24), Colorado e Alvinegro empataram por 1 a 1 no Beira-Rio.
O resultado manteve o clube gaúcho na 15ª colocação, com risco estável de 6,5%, e ampliou a probabilidade de queda do time paulista de 47,4% para 57,8%, agora em 17º lugar na tabela.
Já o Vitória conseguiu respirar após vencer o Sport por 3 a 1 no domingo (23) e saiu do Z-4. Com o triunfo, o clube baiano reduziu seu risco de 68,7% para 43,5%, resultado que dá novo fôlego na luta pela permanência na elite do futebol nacional.

Entre os que integram a zona de rebaixamento, o Sport é o único matematicamente rebaixado. Juventude e Fortaleza também estão em situação crítica, com 97,9% e 88,6% de risco, respectivamente, segundo a análise da UFMG.
Completam a lista de clubes ainda ameaçados Ceará (3,1%) e Vasco (2,1%). As três rodadas finais serão decisivas para definir quais equipes seguirão na Série A em 2026 e quais disputarão a próxima edição da Série B.


