quarta-feira, dezembro 31, 2025
21.9 C
São Paulo

Joia do Santos pode estar de saída do clube

Aos 19 anos e cria da Vila, JP Chermont pode deixar o Alvinegro Praiano, mesmo tendo contrato até 2027

Revelado pelas categorias de base do Santos, o lateral-direito JP Chermont pode estar de saída da Vila Belmiro. Apesar de ter contrato com o clube até o final de 2027, o jogador perdeu espaço na equipe principal e tem seu futuro incerto para a temporada de 2026. O Santos avalia a possibilidade de negociá-lo por empréstimo, principalmente diante do interesse crescente de equipes da Série B.

Com apenas 19 anos, Chermont já acumula passagens pelas seleções de base do Brasil e participou de 14 partidas pelo time profissional em 2025, sendo titular em dez delas. No entanto, deixou de ser utilizado por Juan Pablo Vojvoda no segundo semestre, culminando em seu retorno à equipe sub-20 para a fase final do Campeonato Paulista da categoria, onde contribuiu para o título conquistado pelo clube.

Anteriormente, o jogador foi alvo de investida do Porto durante a última janela de transferências, mas a proposta foi recusada pela diretoria santista. Embora o interesse europeu tenha sido descartado naquele momento, a situação mudou nos bastidores, sobretudo após a falta de oportunidades no elenco principal. Conforme a ESPN, o Novorizontino procurou o Santos com o intuito de viabilizar a chegada do atleta por empréstimo em 2026.

JP Chermont em campo pelo Santos
JP Chermont em campo pelo Santos (Foto: Raul Baretta/Santos)

A equipe do interior paulista, que disputará a próxima Série B, mira o acesso à elite nacional e vê em Chermont um reforço promissor para a lateral. Vitória e Ceará também demonstraram interesse no defensor, mas não houve avanço nas negociações até o momento.

No atual elenco alvinegro, Vojvoda conta com Mayke e Igor Vinícius para a posição. A princípio, esses jogadores devem ser mais acionados na rotação da equipe. Contudo, o treinador deve observar o desempenho de Chermont nos primeiros jogos do Campeonato Paulista antes de tomar uma decisão definitiva sobre o empréstimo.

Aliás, o desempenho do lateral será acompanhado com atenção, visto que o Santos, tradicionalmente, prioriza a utilização de jogadores formados em suas categorias de base. Ainda assim, a concorrência no setor e a busca por experiência podem pesar na escolha técnica durante o estadual.

Por ora, o futuro do jovem defensor permanece indefinido. Caso não se firme entre os titulares no início da temporada, a tendência é que a diretoria santista avance com a liberação para empréstimo a fim de garantir maior rodagem ao atleta em 2026.