domingo, setembro 7, 2025
19.3 C
São Paulo

Neymar se reapresenta no Santos e condicionamento físico chama atenção

Na sexta-feira (27), o Santos retomou as atividades no CT Rei Pelé após 14 dias de recesso, marcando o início da intertemporada. O retorno teve como principal destaque a presença de Neymar, que segue em recuperação de lesão e participou do cotidiano da equipe.

O elenco passou por uma bateria de exames físicos e clínicos em dois turnos, com o objetivo de ajustar individualmente as cargas de trabalho para o restante do ano.

Fábio Mahseredjian, responsável pela preparação física, destacou a responsabilidade dos atletas durante o período sem jogos: “Pedi a eles que não voltassem acima do peso e nós estamos observando que todos estão voltando no peso que saíram”.

Ele explicou ainda que os dados dos testes irão orientar o planejamento das próximas semanas, que alternará entre treinos em tempo integral e parcial.

Resultados positivos nos exames

Rodrigo Zogaib, coordenador do Núcleo de Saúde, detalhou que o objetivo da reapresentação é recuperar o nível físico que o grupo apresentava no fim do primeiro semestre. “No retorno, sempre há algum ajuste a fazer, então procuramos fazer uma série de avaliações bem semelhantes às que são feitas no início do ano”, afirmou.

Já o fisioterapeuta Luis Alberto Rosan destacou a diversidade dos testes aplicados, como avaliações isocinéticas, ergométricas e de mobilidade.

Do ponto de vista nutricional, os resultados surpreenderam positivamente. De acordo com a nutricionista Alessandra Favano, vários jogadores apresentaram até perda de peso durante a pausa. “Tiveram uma consciência muito interessante nesse período de parada”, disse.

A equipe multidisciplinar agora ajusta o plano alimentar individual para a segunda parte da temporada.

Neymar surpreende a comissão técnica

Reintegrado ao grupo, Neymar impressionou a comissão pela dedicação durante as férias. Segundo apuração do portal Bolavip, o atacante seguiu rigorosamente a cartilha elaborada pelo clube e se apresentou em condição física melhor do que antes da pausa.

Conforme relatos, o camisa 10 manteve uma rotina de treinos diários em sua residência em Mangaratiba, o que contribuiu para sua evolução física após duas lesões na coxa.

“Ele cumpriu todas as orientações da equipe e demonstrou comprometimento acima do esperado”, informou o portal. A reapresentação de Neymar foi considerada animadora pelos profissionais do departamento médico, que realizaram diversas avaliações nos primeiros dias para mensurar sua evolução.

Perspectivas e compromissos futuros

Atualmente na 15ª posição do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos em 12 partidas, o Santos encerrou o primeiro turno com vitória por 3 a 2 sobre o Fortaleza, no dia 12. A equipe aguarda definição da nova data do clássico contra o Palmeiras, pela 13ª rodada.

O técnico Cleber Xavier avaliou a pausa como um momento de ajustes técnicos e táticos: “Trava um pouco o nosso embalo […] mas é um período de ajustes táticos, técnicos e físicos”.

Com vínculo renovado até dezembro, Neymar terá apenas o Brasileirão como compromisso. Caso a partida contra o Palmeiras seja adiada, a reestreia deve ocorrer diante do Flamengo, no dia 16, conforme estimativas internas.