O São Paulo terá de lidar com mais uma baixa significativa no setor ofensivo para a sequência do Campeonato Brasileiro. Ryan Francisco, atacante de 18 anos revelado pelas categorias de base do clube, sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo durante treinamento realizado na terça-feira (15), no centro de treinamento tricolor. O diagnóstico médico aponta ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão no menisco, exigindo cirurgia e um longo período de recuperação.
O incidente ocorreu na parte final da atividade, quando o jogador sofreu um entorse ao apoiar a perna em um movimento de aceleração. Levado ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, Ryan passou por exame de ressonância magnética que confirmou as lesões. Embora o clube não tenha divulgado prazo oficial, lesões desse tipo costumam demandar entre oito e nove meses de reabilitação, o que o tira da atual temporada.

Ryan vinha sendo uma das apostas do São Paulo após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, torneio no qual foi artilheiro com dez gols e eleito melhor jogador. Desde sua promoção ao elenco principal, participou de 16 partidas e marcou três vezes. Seu último jogo foi no sábado (12), quando entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão.
Aliás, essa partida marcou também o retorno de Hernán Crespo ao comando técnico da equipe. O treinador, ao ser questionado sobre a ausência de Juan Dinenno, recém-contratado junto ao Cruzeiro, explicou que a decisão se deu por questões táticas.
“Temos muito espaço para melhorar em termos ofensivos. Para mim não era um jogo para o Dinenno. Eu pretendia atacar a profundidade. Acho que Ryan Francisco ou André Silva poderiam fazer isso. Dinenno acho que não tem essa característica”, afirmou Crespo.
Sobre o aproveitamento futuro do centroavante argentino, Crespo sinalizou que pretende utilizá-lo em situações específicas. “Talvez, se encontrarmos um time rápido e com os laterais, Dinenno vai ser muito útil”, completou o treinador.
Enquanto isso, o setor ofensivo segue desfalcado também por Calleri, que igualmente sofreu uma ruptura de ligamento no joelho esquerdo. O argentino passou por cirurgia e tem retorno previsto apenas para 2026. Diante das ausências, André Silva aparece como a única opção de origem para a posição.
Em contrapartida, o São Paulo volta a campo na quarta-feira (17 de julho), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Red Bull Bragantino, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Estádio Municipal Cicero De Souza Marques, em Bragança Paulista.