terça-feira, dezembro 16, 2025
23.8 C
São Paulo

Oscar, Ferraresi, Patryck Lanza, Young e mais: os jogadores que podem deixar o São Paulo

Em processo de reformulação, São Paulo avalia o elenco e define nomes que não vão permanecer no clube para a próxima temporada; entenda

O São Paulo encerrou a temporada de 2025 em meio a ajustes profundos no elenco, após terminar o Campeonato Brasileiro na oitava colocação e sem atingir a maioria das metas traçadas para o ano. Diante do cenário financeiro delicado, a diretoria iniciou um processo de reformulação, priorizando a redução da folha salarial e a renovação do grupo de jogadores.

Nesse contexto, o clube confirmou as saídas de Rigoni e Luiz Gustavo. O atacante argentino, que retornou ao São Paulo durante a temporada, possuía cláusulas contratuais que previam renovação automática em caso de metas atingidas — o que não ocorreu. Sem interesse em manter o atleta, o Tricolor optou por não negociar uma extensão. Já o experiente volante Luiz Gustavo, de 38 anos, deixará o clube por decisão da diretoria, que avaliou seu alto salário e o histórico de lesões como fatores determinantes para o encerramento do vínculo.

Anteriormente, o atacante Juan Dinenno, emprestado pelo Cruzeiro, também confirmou sua saída. O jogador se despediu da torcida nas redes sociais antes de assinar com o Deportivo Cali. O lateral-esquerdo Patryck Lanza e o volante Luan serão emprestados, enquanto o goleiro Leandro, sem espaço no grupo, não teve o contrato renovado e já se despediu do clube.

Por outro lado, a situação de alguns atletas segue indefinida. O zagueiro Ferraresi foi sondado pelo Botafogo, que demonstrou interesse em contratá-lo por empréstimo. Apesar disso, as tratativas não avançaram e o São Paulo ainda não deu uma resposta oficial. O defensor Arboleda também recebeu sondagens, especialmente do Athletico-PR, mas a diretoria são-paulina, ao menos por ora, não cogita negociá-lo.

Nahuel Ferraresi
Foto: Rubens Chiri/São Paulo

Enquanto isso, o meia Oscar, em recuperação de uma síncope vasovagal sofrida recentemente, avalia a possibilidade de se aposentar. O jogador de 34 anos ainda não definiu seu futuro, mas deve se reunir com representantes do clube nos próximos dias para discutir os próximos passos.

Apesar da reformulação, alguns nomes serão mantidos. O lateral-direito Cédric Soares continuará no elenco e disputará posição com Maílton e Maik. O atleta, inclusive, se encaixa no novo perfil buscado pelo clube: jogadores jovens ou em boa condição física, com salários mais baixos e sem histórico grave de lesões.

De acordo com o planejamento da comissão técnica, comandada por Hernán Crespo, o objetivo é montar um elenco mais enxuto e com peças mais disponíveis ao longo do calendário. Para isso, o clube realizou sondagens por novos nomes, entre eles o zagueiro Jemmes, do Mirassol, mas ainda não houve avanços concretos na negociação.