quarta-feira, agosto 20, 2025
19.2 C
São Paulo

Alvo do Vasco teria acertado com clube da Europa, segundo jornalista

Colombiano Carlos Cuesta também está na mira do Spartak Moscou e teria aceitado a oferta do clube turco, dificultando a situação para o Cruzmaltino

O Spartak Moscou se antecipou ao Vasco na disputa pela contratação de Carlos Cuesta. O zagueiro colombiano, que estava nos planos do clube carioca, optou por aceitar a proposta dos russos após o avanço nas tratativas nos últimos dias. O acordo com o Galatasaray foi fechado por 6 milhões de euros fixos, além de bônus que podem alcançar mais 2,5 milhões de euros.

Anteriormente, o Vasco havia encaminhado um acerto com o Galatasaray por 60% dos direitos econômicos do atleta, numa proposta estimada em 5 milhões de euros. O clube turco aceitou ambas as ofertas, mas deixou a decisão final nas mãos do jogador. Cuesta e seu estafe avaliaram as duas possibilidades antes de optar pela ida ao futebol russo.

Apesar da limitação dos clubes russos em competições europeias, por conta das sanções da FIFA e da UEFA devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, o Spartak Moscou ofereceu um salário superior ao do Vasco. Essa vantagem financeira acabou sendo determinante para a escolha de Cuesta. Mesmo fora do cenário continental, parte do estafe do atleta entende que isso não comprometerá suas chances de continuar sendo convocado para a seleção da Colômbia.

Enquanto isso, o Vasco apostava em um projeto esportivo para convencer o zagueiro. A proposta envolvia maior visibilidade na América do Sul, com o argumento de que atuar no futebol brasileiro seria mais benéfico para manter-se no radar da seleção. Casos recentes como os de Richard Ríos e Jhon Arias foram utilizados como exemplos na apresentação feita por Admar Lopes, diretor vascaíno, que esteve em Istambul para conduzir as tratativas.

Carlos Cuesta, de 24 anos, vinha atuando no Galatasaray e esteve presente na última edição da Copa América como titular da Colômbia. O defensor também havia perdido espaço na equipe turca, fator que contribuiu para a busca por novos ares. A intenção do jogador é garantir sequência antes da Copa do Mundo de 2026.

Conforme revelou o jornalista Julián Capera, o Spartak já tinha melhorado os termos da proposta pessoal ao atleta e estava próximo de um desfecho positivo. “Spartak de Moscou melhorou as condições de sua proposta a Carlos Cuesta e está perto de acordar termos pessoais com o colombiano, antecipando-se ao Vasco da Gama”.

Outro jornalista turco, Ali Naci Küçük, confirmou a conclusão da negociação e os detalhes financeiros do acordo, reforçando que o Spartak superou a concorrência do clube carioca.

A investida frustrada por Cuesta representa mais um revés do Vasco no setor defensivo nesta janela de transferências do meio do ano. O clube agora redireciona seus esforços em busca de novas opções para reforçar a zaga.