Neymar e Coutinho possuem uma longa trajetória juntos desde as seleções de base, passando pela disputa das Eliminatórias para a Copa de 2018 e pelo Mundial na Rússia. Apesar de já terem atuado lado a lado pela Seleção, apenas uma vez se enfrentaram por clubes — na final da Liga dos Campeões de 2020, quando o Bayern de Munique superou o PSG, do santista.
No Brasil, o duelo deste domingo (17), às 16h (horário de Brasília), no Morumbis, será inédito entre eles como profissionais em solo nacional.
Declaração de Coutinho
Em entrevista à Vasco TV, Coutinho falou sobre o sentimento para o reencontro e ressaltou a importância de Neymar no futebol brasileiro.
“É um reencontro muito bacana, eu falei pra ele quando ele voltou para o Brasil que é um privilégio muito grande ter ele aqui. A gente é amigo mas é claro que quando a bola rolar domingo lá é cada um defendendo o seu, dando o seu melhor. Acho que vai ser um bom reencontro, a gente jogou junto muito tempo. Mas domingo é cada um defendendo o seu.”
O camisa 10 do Vasco também destacou que a equipe teve uma semana de treinos intensos, aproveitando a ausência de jogos por competições internacionais.
“A gente teve uma semana longa, é difícil, com muitos jogos geralmente. Então tivemos bastante tempo para trabalhar, foi uma semana positiva e vamos para o jogo com bastante carga de trabalho para chegar mais confiante, então foi uma semana positiva de treino.”
Declaração de Neymar
Do lado santista, Neymar demonstrou entusiasmo pelo reencontro com o amigo, mas reforçou a expectativa de vitória.
“Reencontrar meu amigo dentro de campo é um sentimento de muita felicidade, é um cara que eu sempre torci, sempre admirei, a gente se conhece desde pequeno. Reencontrar em campo, jogando nos nossos clubes, a última vez que aconteceu, que eu me lembre, foi no sub-17, tivemos uma final. Agora, ele é meu amigo, mas espero que o Santos possa sair vencedor.”
Contexto da partida
O jogo marca a abertura do returno do Campeonato Brasileiro. O Santos, com Neymar como principal nome desde seu retorno no início da temporada, busca manter o embalo.
Já o Vasco, sob comando de Fernando Diniz, tenta somar pontos importantes para deixar a parte baixa da tabela, contando com dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes diretos.