sábado, agosto 16, 2025
15 C
São Paulo

Veja a última declaração do presidente da CBF sobre o fair play financeiro

CBF reforça compromisso com sustentabilidade e desenvolvimento do futebol

Nesta sexta-feira (15), o presidente da CBF, Samir Xaud, esteve em Balneário Camboriú, Santa Catarina, acompanhado dos tetracampeões mundiais Branco e Bebeto, para entregar o Centro de Desenvolvimento do Futebol, legado da Copa do Mundo de 2014. 

A visita incluiu um tour pelo estádio do Barra FC, atualmente na Série D, e uma reunião na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

O complexo entregue conta com campo de futebol, prédio principal, vestiários, sala de massagem, área médica, salas de reuniões, lanchonete e arquibancada para até 480 pessoas. 

Cabe ressaltar que a estrutura foi criada como compensação para os estados que não receberam partidas do Mundial, sendo fruto de uma parceria entre CBF, FIFA e FCF.

Série E e calendário 2026: esclarecimentos de Xaud

Durante entrevista, Samir Xaud comentou sobre rumores envolvendo a criação da Série E. 

“Em nenhum momento falei no meu discurso sobre Série E. Isso foi levantado por parte da imprensa. Não vou falar sobre agora porque não posso. Mas nosso objetivo era melhorar nossos campeonatos. Temos alguns importantes que não eram valorizados e agora estão sendo vistos com outros olhos pela CBF”, afirmou o dirigente.

Além disso, Xaud destacou que a CBF investirá mais nos campeonatos já existentes, como Série C e Série D, que são totalmente custeados pela entidade. Isso porque a ideia é fortalecer o futebol nacional, garantindo competitividade e valorização dos clubes menores.

Fair play financeiro: passo a passo para sustentabilidade

Outro tema abordado foi a implementação do fair play financeiro. Sendo assim, Xaud explicou que o objetivo é encontrar um modelo sustentável, que se adeque à realidade do Brasil. 

“É um processo. Depois de 90 dias, saberemos qual é o melhor caminho para seguir e começaremos a transição. Não é rápido, mas deve avançar e sair do papel. Esperamos implementar o fair play financeiro para dar sustentabilidade ao futebol brasileiro e evitar um colapso”, afirmou.

Dessa maneira, o presidente reforçou que sua gestão busca transparência, união e retorno da paixão do torcedor pela Seleção Brasileira. Vale destacar que todas essas ações visam consolidar um legado duradouro no futebol nacional, com foco no desenvolvimento e equilíbrio financeiro. 

Com isso, a CBF se posiciona de maneira firme e responsável, garantindo planejamento e credibilidade ao esporte no país.