O Vasco voltou a ser ligado ao nome do zagueiro paraguaio Fabián Balbuena, atualmente livre no mercado. Revelado pelas categorias de base do Cerro Porteño e com passagens por Corinthians, West Ham e Dínamo de Moscou, o defensor foi oferecido mais uma vez ao clube de São Januário. Anteriormente, no início da temporada, o jogador já havia sido alvo da comissão técnica de Fábio Carille, mas as tratativas não avançaram naquele momento.
O cenário recente indicava uma possível reavaliação do nome do atleta, agora sob o comando de Fernando Diniz. Internamente, seu perfil foi bem visto por parte dos analistas do clube. Experiente, com histórico de capitão e presença constante na seleção paraguaia, Balbuena se encaixaria no modelo buscado pelo setor defensivo do time. Entretanto, apesar do interesse inicial e da sinalização positiva dos scouts, a diretoria optou por não seguir adiante com a negociação.
Conforme informações de bastidores, o estilo de jogo do zagueiro não se alinha ao que Diniz procura para a defesa vascaína. O treinador deseja um atleta mais jovem, com maior mobilidade e características de velocidade na recomposição, o que teria sido decisivo para a decisão de descartar a chegada de Balbuena.
O nome do defensor chegou a ganhar força entre os torcedores nas redes sociais. Contudo, a diretoria busca um perfil que se encaixe técnica e financeiramente no atual planejamento do clube. Aliás, essa não é a primeira vez que o Cruzmaltino recusa atletas que foram bem avaliados pelo mercado, mas que não se adaptavam ao estilo de jogo adotado.
Durante coletiva recente, o clube reforçou a prioridade na contratação de um zagueiro ainda nesta janela de transferências do meio do ano. A comissão técnica considera o setor um dos mais frágeis do elenco. Diante disso, outros nomes já estão sendo observados, como parte do mapeamento conduzido pela diretoria em conjunto com a comissão técnica.
A movimentação acontece em um momento delicado. O Vasco vem de uma goleada sofrida por 4 a 0 para o Independiente Del Valle pela Copa Sul-Americana, o que acendeu um alerta em relação à solidez defensiva da equipe. A busca por reforços é vista como parte da estratégia para a sequência da temporada.
“Balbuena foi oferecido ao Vasco, que avalia a contratação. O defensor está livre no mercado”, publicou o jornalista Joel Silva em suas redes sociais, confirmando a oferta feita ao clube carioca.
Por ora, a diretoria segue atenta ao mercado, avaliando outras opções com o intuito de atender às exigências do treinador e, ao mesmo tempo, equilibrar o orçamento da SAF.