quarta-feira, dezembro 10, 2025
26.8 C
São Paulo

Mauricio Lemos, Sforza, Máxime, Jean David, Paulinho; veja os jogadores que devem deixar o Vasco

Ao todo, barca do Cruzmaltino para 2026 deve ter oito jogadores; clube monitora o mercado em busca de reforços, enquanto tenta enxugar folha

O Vasco já iniciou movimentações visando a reformulação de seu elenco para 2026. Com o término da temporada se aproximando, o clube carioca projeta mudanças significativas, especialmente com a saída de atletas que perderam espaço ou retornam de empréstimo sem perspectiva de aproveitamento.

Entre os nomes mais próximos de deixar o time está Mauricio Lemos. O zagueiro uruguaio, que chegou com status de titular, teve uma temporada apagada, com apenas nove partidas disputadas. Seu contrato encerra-se em dezembro e, apesar da cláusula de renovação automática mediante metas, a diretoria optou por não manter o defensor no elenco.

Paulinho, que também tem vínculo até o fim do ano, vive situação semelhante. Após retornar de lesão, o meia pouco atuou nos últimos meses e não conseguiu recuperar o desempenho de temporadas anteriores. A negociação para renovação não avançou, e sua saída é considerada praticamente certa.

Paulinho, volante do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

Outro nome que deve se despedir é Jean David. O atacante chileno não correspondeu às expectativas desde que chegou ao clube e, mesmo com contrato até meados de 2026, está na lista de atletas negociáveis desde o início da atual temporada. Assim como ele, Oliveira, que teve poucas oportunidades em 2025, também deve deixar São Januário.

O lateral-esquerdo Riquelme está fora dos planos para o próximo ano. A diretoria analisa a possibilidade de empréstimo ou rescisão contratual. Entre os goleiros, Allan Vitor e Pablo, que não foram utilizados com frequência, têm contratos até dezembro e não devem renovar. O mesmo destino deve ter Maicon, zagueiro emprestado ao Coritiba, que negocia contrato em definitivo com o clube paranaense.

Jogadores que retornam de empréstimo, como Maxime, Sforza, Lucas Eduardo e Alexsander, igualmente não serão aproveitados. A diretoria já decidiu não incluí-los no planejamento da próxima temporada, o que aumenta a lista de dispensas prováveis.

Além desses casos, alguns atletas perderam espaço considerável no elenco ao longo de 2025. Victor Luís e Mateus Carvalho enfrentam forte concorrência em suas posições, enquanto Cocão, que começou o ano como titular, teve queda de rendimento e virou uma das últimas opções do técnico Fernando Diniz.

Enquanto busca reforços no mercado, o Vasco também tenta enxugar a folha salarial e abrir espaço para novas contratações. A tendência é de que outras saídas sejam confirmadas até o início da pré-temporada, principalmente para atletas que não se encaixam no modelo de jogo ou que tiveram pouco aproveitamento técnico.