Segundo o Mundo Deportivo, a relação entre Xabi Alonso e parte do elenco do Real Madrid começou a se estremecer por mudanças táticas e por um estilo mais rígido. Ainda de acordo com o jornal, isso ocorre apesar de o time liderar o Campeonato Espanhol e estar em posição confortável na Champions League.
Além disso, os resultados recentes contribuíram para azedar o clima. O veículo aponta a derrota por 1 a 0 para o Liverpool, em Anfield, e o empate sem gols com o Rayo Vallecano como gatilhos da tensão. No duelo com o Rayo, disputado no domingo (09 de novembro), houve sinais de desconexão entre treinador e jogadores.
Paralelamente a isso, o mesmo jornal relata insatisfações de Vini Jr., Jude Bellingham e Thibaut Courtois, especialmente com decisões na saída de bola. Já Fede Valverde e Eduardo Camavinga estariam frustrados por mudanças frequentes de posição. Segundo o Fichajes, a diretoria liderada por Florentino Pérez ainda confia em Alonso.

Há, portanto, divergências sobre o método de trabalho. O Mundo Deportivo descreve que, com Carlo Ancelotti, os atletas tinham mais liberdade e confiança; Xabi Alonso adotou um modelo mais controlado, com uso intensivo de vídeos, drones e treinos táticos detalhados.
O ‘Fichajes’, por sua vez, acrescenta que parte do elenco, inclusive brasileiros, se incomoda com o rigor e o excesso de informações, com sufocamento.


