Reinier, anunciado recentemente pelo Atlético-MG, chegou a Belo Horizonte após cinco anos atuando na Europa. O meia-atacante foi negociado pelo Flamengo com o Real Madrid em 2020, mas não chegou a defender o clube espanhol em partidas oficiais. Durante o período, foi emprestado para Borussia Dortmund, Girona, Frosinone e Granada, acumulando 105 jogos, sete gols e oito assistências.
Em entevista após o acerto, o jogador explicou que sua trajetória no Real Madrid costuma ser alvo de comentários equivocados.
“Muita gente fala que eu não dei certo em determinado time, mas no Real Madrid ninguém pode falar que eu não dei certo porque eu não tive sequência, não fiz uma pré-temporada, não joguei nenhum jogo. Muita gente fala besteira nas redes sociais. Neste caso, não pode falar, porque não tive nenhum jogo pelo Real Madrid.”
Segundo Reinier, a experiência no futebol europeu foi importante para seu amadurecimento. Ele lembrou que chegou ao continente com apenas 18 anos e precisou enfrentar obstáculos como a pandemia de Covid-19, que interrompeu seu desenvolvimento no Real Madrid Castilla.
“Para a experiência foi muito boa, passei por muitas coisas, teve a Covid, joguei três jogos no Castilla do Real Madrid e aí eu estava melhorando no espanhol e vem a Covid. Depois, cinco meses sem jogar e fui bastante emprestado.”
O atleta destacou que, apesar da falta de sequência em um único clube, ganhou bagagem com as diferentes culturas e métodos de treinamento.
“Ganhei experiência, eu passei por muitos países, aprendi outras línguas, como ser humano também. Saí com 18 anos e agora tenho outra cabeça. Em campo também, aprendi a marcar mais, a tática da Europa é um pouco diferente então nisso me aperfeiçoei bastante.”
Agora no Atlético-MG, Reinier afirmou que o projeto apresentado pelo clube foi decisivo para sua escolha. Ele se disse motivado a retomar a confiança e contribuir com a equipe mineira. O contrato vai até o fim de 2029, e o jogador já está regularizado no Boletim Informativo Diário da CBF, podendo estrear neste domingo (10) contra o Vasco, às 16h (horário de Brasília), em São Januário.
A expectativa do meia-atacante é aproveitar o apoio da torcida e a estrutura do clube para reencontrar seu melhor desempenho. Ele também projeta formar boas parcerias em campo, principalmente com atletas experientes do elenco.
A recepção calorosa em Belo Horizonte, inclusive no aeroporto, foi mencionada pelo jogador como um incentivo adicional para iniciar sua nova fase. Ele afirmou que pretende retribuir o carinho com dedicação e empenho em todas as partidas.