quarta-feira, julho 16, 2025
17.6 C
São Paulo

Tudo o que sabemos sobre a aposentadoria da rainha Marta

Marta aunciou que se aposentaria depois das Olimpíadas de Paris, mas está repensando a decisão e pode participar da Copa do Mundo 2027, que será no Brasil

Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, Marta confirmou que a temporada de 2024 será a última com a camisa da seleção brasileira. A atacante, atualmente com 38 anos e vinculada ao Orlando Pride, dos Estados Unidos, afirmou que a participação nos Jogos Olímpicos de Paris, caso confirmada, marcará sua despedida da equipe nacional.

A decisão foi revelada durante entrevista ao canal CNN Esportes, na qual a camisa 10 foi enfática ao declarar: “Se eu for para a Olimpíada, vou curtir cada momento, porque, independentemente de ir para Olimpíada ou não, este é meu último ano com a seleção. Não tem mais Marta a partir de 2025 na seleção como atleta, não tem” .

Em outro momento, a jogadora reiterou sua convicção sobre a aposentadoria e demonstrou confiança na nova geração que vem se destacando no cenário nacional. “Tem um momento em que a gente tem que entender que chegou a hora. Eu estou muito tranquila com relação a isso, porque eu vejo com muito otimismo esse desenvolvimento que a gente está tendo com relação às atletas jovens”.

Aliás, Marta destacou o papel das atletas emergentes como base sólida para o futuro da seleção. “A gente tem uma equipe muito qualificada, com meninas muito talentosas e que, no decorrer dos anos, vocês vão ver que realmente é o que eu estou falando, é um terreno muito fértil”, pontuou. Na sequência, afirmou: “Por esse motivo, eu me sinto muito confortável em dizer: ‘Olha, estou passando para vocês, vou passar o bastão, e vocês continuem a levar esse legado’” .

Mesmo diante da confirmação pública da despedida, a coordenadora de seleções femininas da CBF, Cris Gambaré, não descartou totalmente a presença de Marta na Copa do Mundo de 2027, que será disputada no Brasil. Em entrevista ao CNN Esportes S/A, Gambaré ressaltou que a continuidade da atleta depende exclusivamente dela: “Ela sabe que o espaço que ela construiu está lá e que ainda continua. E hoje ela está entregando muito futebol”.

Conforme dados atualizados, Marta retornou às convocações da seleção em maio deste ano, após um afastamento de cerca de nove meses. Na atual temporada, disputou 14 partidas pelo Orlando Pride, marcou três gols e deu uma assistência.

Pela seleção brasileira, a atacante conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007) e três títulos da Copa América (2003, 2010 e 2018), além das pratas olímpicas em Atenas 2004 e Pequim 2008. Enfim, o ciclo da camisa 10 com a seleção chega ao fim com uma trajetória que marcou a história do futebol feminino.