domingo, agosto 3, 2025
18 C
São Paulo

Veja o que se sabe sobre o acidente de Diogo Jota

Atacante do Liverpool faleceu após acidente de carro, aos 28 anos; irmão de Jota também morreu na tragédia

Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção portuguesa, morreu na madrugada de quinta-feira (03 de julho) em um grave acidente de carro na Espanha. O episódio também vitimou seu irmão, André Silva, que atuava pelo Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa.

Ambos viajavam em uma Lamborghini pela rodovia A-52, na altura de Cernadilla, na província de Zamora, quando o veículo saiu da pista e pegou fogo. Conforme relatado pela Guarda Civil Espanhola, as investigações iniciais indicam que o acidente pode ter sido provocado pelo estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. “O carro saiu da faixa de rodagem para a esquerda”, detalhou o comunicado oficial das autoridades, que ainda apuram as circunstâncias do ocorrido.

A tragédia aconteceu por volta de 0h30 no horário local, ou seja, 19h30 (horário de Brasília), e os dois foram encontrados já sem vida. A esposa de Diogo Jota, Rute Cardoso, foi responsável por identificar os corpos, após notar que os irmãos não haviam chegado ao destino previsto, a cidade espanhola de Benavente.

De acordo com informações obtidas pela imprensa portuguesa, Jota evitava viagens de avião desde que passou por uma cirurgia pulmonar recente. Por orientação médica, optou pelo trajeto terrestre até Santander, de onde seguiria para Portsmouth, na Inglaterra.

Diogo Jota vivia um dos períodos mais marcantes da carreira. Revelado pelo Paços de Ferreira, teve passagem rápida por Atlético de Madrid e Porto, antes de se destacar no Wolverhampton. Foi contratado pelo Liverpool em 2020, onde disputou 182 partidas, marcou 65 gols e distribuiu 22 assistências. Conquistou quatro títulos pelos Reds: a Premier League (2024/25), a Copa da Inglaterra (2021/22) e duas Copas da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24).

Na seleção portuguesa, acumulou 49 jogos e 14 gols, e foi peça presente nas campanhas vitoriosas da Uefa Nations League em 2018/19 e 2024/25.

Além do destaque profissional, Jota havia se casado recentemente. A cerimônia com Rute Cardoso foi realizada em 22 de junho, apenas 11 dias antes do acidente. O casal tinha três filhos, de quatro anos, dois anos e sete meses. Em sua última publicação nas redes sociais, o jogador escreveu: “Um dia que jamais esqueceremos”, em referência ao casamento.

A morte de Jota gerou grande comoção no futebol europeu. Clubes rivais, atletas e torcedores prestaram homenagens. O Liverpool divulgou nota oficial solicitando respeito à privacidade da família: “Enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável”. Cristiano Ronaldo também se pronunciou: “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. Descansem em paz, Diogo e André”.