O Atlético iniciou a semana de preparação para o próximo compromisso diante do Flamengo, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo será novamente no Maracanã, na quinta-feira (31), e ocorre poucos dias após o encontro entre as duas equipes pelo Campeonato Brasileiro, quando o time mineiro foi derrotado por 1 a 0.
No confronto anterior, válido pela 17ª rodada do Brasileirão, o Atlético sofreu um revés com gol de Léo Ortiz em jogada de bola parada. A derrota causou a queda do clube para a 13ª colocação, com 20 pontos. Por outro lado, o Flamengo reassumiu a liderança da competição, agora com 36 pontos. Mesmo com o resultado negativo, o atacante Hulk valorizou o desempenho coletivo do time.

“Viemos com uma proposta diferente de jogo hoje, para conseguir o resultado positivo. Infelizmente não conseguimos. Tomamos um gol de bola parada. Até então estávamos fazendo um ótimo trabalho coletivo, contra o Flamengo que tem muita posse. Tentamos fechar o jogo por dentro deles, conseguimos eliminar bem. Acabamos tomando um gol de bola parada. Agora nos resta lamentar”.
A ausência de concentração na jogada defensiva foi destacada pelo camisa 7, que também projetou o próximo confronto decisivo na Copa do Brasil. “Agora é voltar para casa e descansar bem, não só o físico mas também o psicológico para fazer um grande jogo na quinta-feira pela Copa do Brasil. É o mesmo adversário, mas por competições diferentes. Copa do Brasil é decisão. Vamos ver o que o Cuca vai planejar para este jogo. Tenho certeza que vamos estar muito mais concentrados para não tomarmos gol de bola parada como aconteceu hoje”.
Contudo, o técnico Cuca não comandou a reapresentação do elenco nesta segunda-feira (28), já que foi liberado para acompanhar o velório do irmão mais velho, em Curitiba. O auxiliar Cuquinha também não participou da atividade. Assim, os treinamentos foram liderados pelos auxiliares Lucas Gonçalves e Daniel Cerqueira.
Os atletas que atuaram como titulares na última partida realizaram atividades regenerativas na academia e passaram por sessões de fisioterapia. Já os demais jogadores participaram de treinos técnicos no campo. O lateral Guilherme Arana, o volante Patrick e os atacantes Cadu e Caio Maia seguem em recuperação no departamento médico.
Para o compromisso pela Copa do Brasil, o Atlético contará com o retorno do zagueiro Lyanco, que cumpriu suspensão no último jogo do Brasileirão. A tendência é que ele reassuma a titularidade no sistema defensivo, em substituição a Igor Rabello. Na partida anterior, o Galo foi escalado com Everson; Saravia, Rabello e Alonso; Gabriel Menino, Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Rony, Cuello e Hulk.
O reencontro entre Atlético e Flamengo reedita a final da Copa do Brasil de 2024, vencida pelos cariocas. O jogo de ida das oitavas será na quinta-feira (31), no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). A volta está marcada para quarta-feira (06 de agosto), na Arena MRV, em Belo Horizonte.