domingo, agosto 17, 2025
16.9 C
São Paulo

Fluminense: Fábio alcança recorde mundial de jogos

Fábio chega a 1.390 jogos como profissional e se iguala a Peter Shilton como recordista de partidas na história

Revelado pelo União Bandeirante e com passagens marcantes por Vasco, Cruzeiro e Fluminense, o goleiro Fábio alcançou uma marca inédita no futebol mundial. Neste sábado (16 de agosto), ao entrar em campo como titular diante do Fortaleza, no Maracanã, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 1 do Fluminense chegou à sua 1.390ª partida como profissional, igualando o recorde do lendário Peter Shilton.

De acordo com os registros, Fábio soma 976 jogos pelo Cruzeiro, 234 pelo Fluminense, 150 pelo Vasco e 30 pelo União Bandeirante. O número total o coloca à frente de outros nomes históricos, como Cristiano Ronaldo (1.283 partidas) e Rogério Ceni (1.265 partidas).

O goleiro, atualmente com 44 anos, deverá se isolar na liderança do ranking ainda nesta semana, quando o Fluminense enfrenta o América de Cali pela partida de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana, marcada para terça-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília). Caso atue, Fábio chegará a 1.391 partidas na carreira, superando definitivamente a marca de Shilton.

Além do impacto esportivo, o feito reforça a longevidade e consistência do jogador, que iniciou sua trajetória profissional em 1997. No Cruzeiro, tornou-se ídolo absoluto, sendo o atleta com mais jogos na história do clube. Posteriormente, no Fluminense, consolidou-se como referência técnica e de liderança desde a sua chegada em 2022. Ao todo, mais de 70% de seus jogos foram defendendo a meta do time mineiro.

Após a vitória sobre o Fortaleza por 2 a 1, o próprio Fábio comentou o peso simbólico do momento e agradeceu a todos que o acompanharam ao longo da carreira: “Essa marca aí é de muito antes de eu nascer. Deus me deu esse dom. Tenho que agradecer a todos que fizeram parte da minha vida, meu pai, mãe, irmãs, amigos, minha esposa… Tento ser um ser humano correto. O importante é ajudar meus companheiros. São jogos difíceis e estamos enfrentando equipes de muita qualidade. Sempre buscando os objetivos, que são os títulos”.

Apesar de existirem divergências em algumas contagens envolvendo seus primeiros anos no Athletico-PR, os dados utilizados descartam possíveis jogos nas categorias de base e se baseiam apenas nas participações em partidas profissionais. A marca de Peter Shilton, por sua vez, é reconhecida por entidades como o Guinness World Records e a IFFHS, embora outros rankings ingleses incluam amistosos e ultrapassem esse número.

Assim sendo, Fábio não apenas se mantém ativo no futebol de alto nível, mas também entra para a história como o atleta que mais vezes entrou em campo no esporte mais popular do planeta. Seu próximo jogo pode selar, de maneira definitiva, uma das marcas mais simbólicas da modalidade.