sábado, novembro 1, 2025
20.3 C
São Paulo

Flamengo x Palmeiras: Gustavo Goméz faz forte acusação ao árbitro da partida

O zagueiro Gustavo Gómez, capitão do Palmeiras, não escondeu a insatisfação com a arbitragem após a derrota por 3 a 2 para o Flamengo, neste domingo (19), no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em entrevista na saída do gramado, o paraguaio fez acusações ao árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando postura arrogante e conduta inadequada durante o jogo.

“Fico triste. Sampaio é um dos mais soberbos do futebol mundial”, afirmou o jogador, que também insinuou perseguição ao clube paulista. “Estou há quase oito anos aqui. Ele tem algo contra o sucesso do Palmeiras”, completou.

O principal ponto da crítica de Gómez envolveu o uso do sistema de comunicação dos árbitros. Segundo ele, Wilton Pereira Sampaio teria fechado o microfone durante uma conversa para fazer comentários ofensivos.

“Ele fechou o microfone para falar besteira para mim. Eu tenho código. O que acontece no campo, fica em campo. Não vou falar”, disse o zagueiro, mantendo o tom enigmático sobre o conteúdo da suposta fala.

Gustavo Gómez em ação pelo Palmeiras
Gustavo Gómez em ação pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O técnico Abel Ferreira reforçou a versão do defensor na coletiva pós-jogo, também se referindo a um possível uso indevido do equipamento de arbitragem por parte de Sampaio.

Sistema de comunicação é automatizado, dizem especialistas

Consultados pelo portal ge, ex-árbitros e uma fonte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) explicaram que o sistema de comunicação utilizado nos jogos do Brasileirão não permite que o árbitro principal desligue ou silencie individualmente o microfone.

Toda a comunicação é gravada automaticamente e fica registrada, inclusive para análises pós-rodada. Esses profissionais admitem que é tecnicamente possível abafar a fala com a mão ou se afastar do microfone propositalmente, mas não há imagens, que confirmem esse tipo de conduta por parte de Sampaio.

Além disso, os diálogos entre árbitro e VAR também são captados e, quando divulgados, ajudam a esclarecer decisões tomadas em lances controversos.

Contexto da partida e impacto

A derrota no Maracanã impediu o Palmeiras de abrir vantagem na liderança. Com o resultado, a equipe alviverde permaneceu com 61 pontos, mesma pontuação do Flamengo, mas segue na ponta por ter uma vitória a mais.