sábado, novembro 1, 2025
20.3 C
São Paulo

Leila Pereira homenageia Abel Ferreira, do Palmeiras

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, homenageou nesta quinta-feira (30 de outubro) o técnico Abel Ferreira pelos cinco anos no comando. A data coincide com um jogo decisivo: o Verdão enfrenta a LDU, no Allianz Parque, pela semifinal da Libertadores, após perder por 3 a 0 no Equador.

Nas redes sociais, Leila exaltou o treinador e a comissão técnica, com uma mensagem dirigida ao português.

“Cabeça fria, coração quente… 5 anos de liderança, entrega, conquistas e momentos inesquecíveis no #MaiorCampeãoDoBrasil do técnico com a passagem mais longeva da nossa história! Seguimos juntos, Patrão!”.

O lema “cabeça fria, coração quente”, usado pela presidente na mensagem ao técnico, tornou-se símbolo da passagem do técnico e um mantra para o elenco.

Leila Pereira e Abel Ferreira durante treino do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Leila Pereira e Abel Ferreira durante treino do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Abel foi anunciado pelo Palmeiras em 30 de outubro de 2020, como substituto de Vanderlei Luxemburgo. A estreia ocorreu em 05 de novembro, com vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Desde então, Abel consolidou-se como o treinador mais longevo do Palmeiras e também entre os técnicos dos 20 clubes da Série A. O português soma 385 jogos, com 224 vitórias, 91 empates e 70 derrotas, além de dez títulos.

Sob o comando de Abel, o clube conquistou três Paulistas (2022, 2023 e 2024), duas Libertadores (2020 e 2021), dois Brasileirões (2022 e 2023), a Copa do Brasil (2020), a Recopa Sul-Americana (2022) e a Supercopa do Brasil (2023).

Ao lado de Oswaldo Brandão, Abel é o treinador com mais títulos da história do Palmeiras. Ele também é o que mais disputou finais pelo clube, com 13 decisões — podendo chegar à 14ª em caso de classificação à final desta Libertadores.

De volta a 2025, nesta quinta-feira (30), o Palmeiras precisa tentar reverter o placar negativo do jogo de ida, quando foi derrotado pela LDU por 3 a 0. O Alviverde precisa vencer por pelo menos três gols de diferença para avançar.

Em caso de vitória por exatamente três gols, a vaga será decidida nos pênaltis. A final está marcada para sábado (29 de novembro), em Lima, no Peru. O adversário será o Flamengo, que eliminou o Racing.