A atuação de Vini Jr. na derrota do Real Madrid por 1 a 0 para o Liverpool, na terça-feira (4), pela fase de grupos da Champions League, foi alvo de críticas incisivas de Thierry Henry. Comentarista da CBS Sports, o francês questionou o raciocínio do brasileiro em determinados momentos e destacou a falta de objetividade nas jogadas de um contra um.
O ex-atacante do Arsenal afirmou que, apesar de um início promissor sobre o lateral Conor Bradley, Vini recuou desnecessariamente e perdeu o domínio da situação.
“Vinicius teve Conor Bradley sob controle nos primeiros cinco ou sete minutos, e então o deixou respirar. Por que deixá-lo respirar? Continue tentando até que ele leve um cartão amarelo e aí ele não consiga defender da mesma forma, mas isso não aconteceu”, criticou Henry.
Decisões em campo chamam atenção
Henry exemplificou uma jogada que, segundo ele, resume o comportamento indeciso do camisa 7 do Real Madrid.

“Vinicius recebeu a bola em um mano a mano após uma boa disputa nos primeiros cinco minutos contra Conor Bradley, e tocou para o lateral-esquerdo (Carreras) para que ele recebesse novamente… e agora era um contra três. Então ele atacou sozinho contra os três, e eu pensei, espera aí, faça as contas”.
“Você estava em um mano a mano, tente ver o que você pode fazer com isso. Por que você recua a bola para que ela volte para você e você possa jogar um contra três? Eu simplesmente não entendo às vezes.”
Para Henry, o brasileiro desperdiçou boas oportunidades por não manter a pressão sobre a defesa adversária no início da partida, o que, segundo ele, poderia ter mudado a dinâmica do confronto.
Gareth Bale também opina
Outro ex-jogador presente na cobertura foi Gareth Bale. O galês, que também defendeu o Real Madrid, analisou o desempenho dos principais atacantes da partida — incluindo Vini Jr. e Mbappé — e apontou a falta de um centroavante como fator limitante para as jogadas ofensivas.
“Talvez, por não ter um camisa nove de referência para cruzar na área, eles arrisquem menos. São jogadores muito rápidos, superiores aos defensores, mas nem sempre tentaram jogadas individuais”, comentou Bale.
Real Madrid perde liderança no grupo
O Real Madrid, que vinha de três vitórias consecutivas na fase de grupos, conheceu sua primeira derrota na competição com o revés em Liverpool. O gol da vitória dos ingleses foi marcado por Mac Allister no segundo tempo, em uma partida marcada pela intensidade dos Reds e dificuldade do time espanhol em se impor ofensivamente.
Com o resultado, o Liverpool assumiu a liderança provisória do grupo, enquanto o Real Madrid busca respostas para reencontrar o bom desempenho nas próximas rodadas.


