quinta-feira, novembro 6, 2025
16.6 C
São Paulo

Bragantino x Corinthians: CBF divulga áudio do VAR em lance polêmico

A atuação da árbitra Edina Alves Batista, especialmente na condução da expulsão do volante Charles, provocou forte indignação no Corinthians após a derrota por 2 a 1 para o Bragantino, na quarta-feira (5), em Bragança Paulista, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A diretoria corintiana criticou duramente os critérios da arbitragem, que se baseou em um diálogo confuso entre os profissionais do VAR para aplicar o cartão vermelho direto ao atleta nos acréscimos da partida.

A situação que gerou revolta ocorreu aos 50 minutos do segundo tempo. Com o jogo paralisado, Charles se envolveu em duas discussões, sendo a segunda com Jhon Jhon, que caiu após um suposto tapa.

Inicialmente, Edina aplicou o cartão amarelo. Contudo, sem consultar o monitor, ela voltou atrás e mostrou o vermelho direto, mantendo o amarelo anterior.

Arbitragem de Edina Alves gera protesto no Brasileirão (Foto: Divulgação/Fifa)

A troca de informações entre os árbitros evidencia insegurança quanto à real ocorrência da agressão. O árbitro assistente Fabrini Bevilaqua chegou a afirmar que viu um tapa, mas não sabia dizer se houve contato.

O VAR Rodrigo Guarizo confirmou posteriormente o ato como agressão, afirmando que Charles atingiu o rosto do adversário.

“Fabrini, se você viu um tapa na cara…”, disse. Os assistentes de VAR, então, respondem durante a checagem: “Eu vejo, mas não sei se acerta. Eu vejo ele dando o tapa e vejo o cara caindo. Mas eu não sei se ele acerta. O loirinho. O 35 lá”.

“Edina, checado e confirmado. O número 35 desfere um tapa no rosto do seu adversário”, finalizou o VAR.

Críticas da diretoria e impacto no resultado

Após a partida, o presidente do Corinthians, Osmar Stabile, classificou a atuação da arbitragem como “inaceitável” e cobrou providências da CBF quanto aos critérios utilizados.

“Achei uma aberração o que aconteceu aqui hoje. Não estamos discutindo se (o árbitro) é homem, mulher, quem é que está, estamos falando da arbitragem. O critério que foi utilizado, a gente não está discutindo se foi ou não foi, estamos discutindo o critério”, declarou o dirigente.

Além da expulsão de Charles, José Martínez também recebeu o vermelho durante a partida, deixando o time paulista com dois jogadores a menos no fim do jogo. Ambas as decisões geraram controvérsia e aumentaram o clima de insatisfação no clube.

Situação na tabela

Com a derrota, o Corinthians permaneceu com 42 pontos, ocupando a décima colocação na classificação. Já o Bragantino subiu para o 12º lugar, alcançando 39 pontos.