sexta-feira, novembro 7, 2025
15.7 C
São Paulo

A declaração de Davide Ancelotti sobre os técnicos brasileiros

Após a vitória por 3 a 0 sobre o Vasco, na quarta-feira (05 de novembro), Davide Ancelotti comentou um debate espinhoso. Ele reagiu às críticas feitas por Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira a técnicos estrangeiros.

As declarações ocorreram no 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na terça-feira (04 de novembro), na sede da CBF. Eles falaram ao lado de Carlo Ancelotti, o que gerou constrangimento e críticas. Davide esteve no fórum e deixou o local antes do fim das palestras. Após repercussão negativa, Oswaldo se retratou e disse ter sido mal interpretado, sem pedir desculpas.

Questionado após o clássico, o técnico do Botafogo classificou a polêmica como ultrapassada. “É uma discussão um pouco antiga”.

Na mesma resposta, ele reafirmou ter boa relação com profissionais no país e citou integração no futebol mundial. Davide recorreu à Premier League para exemplificar.

Davide Ancelotti em coletiva pós-jogo (Foto: Reprodução)
Davide Ancelotti em coletiva pós-jogo (Foto: Reprodução)

“Pressionado por isso, não (risos). Já tenho outras coisas… Já falei antes do jogo, tenho muito boa relação com vários treinadores do Brasil. Me acolheram muito bem, para todos os treinadores que vejo, falo com eles, foi tudo muito bem. Não tenho nenhum tipo de problema.

É uma discussão um pouco antiga, há treinadores estrangeiros em todas as ligas do mundo, temos jogadores e treinadores de fora do país. É bonito. Se você olha a Premier League já não é o futebol inglês dos anos 90. É como a sociedade toda, há integração. Falar em 2025 de treinadores brasileiros e treinadores estrangeiros é uma coisa antiga”.

A CBF também contestou as falas de Leão e Oswaldo. O diretor de futebol masculino, Gustavo Feijó, criticou-as nas redes sociais e usou dois adjetivos: “deselegantes” e “preconceituosas”, e disse que “não refletem o verdadeiro sentimento do povo brasileiro”.

Na ocasião, Leão e Oswaldo falarm abertamente contra a presença de técnicos estrangeiros no Brasil. Leão: “Eu sempre disse que eu não gosto de treinadores estrangeiros no meu país. (…) Não mudo a minha opinião. Mas tenho que ser inteligente o suficiente pra dizer que isso tudo tem um culpado. Nós. Nós, treinadores, somos culpados da invasão de outros treinadores que não têm nada a ver com isso”.

Oswaldo completou o coro dizendo: “Eu não queria treinador estrangeiro, mas não tinha jeito, se tivesse que ser, que fosse esse senhor [Ancelotti]. Torci para ser esse senhor. Depois que ele for embora, campeão do mundo, que venha um brasileiro”.