sexta-feira, dezembro 19, 2025
22.7 C
São Paulo

Jornalista faz alerta sobre o novo formato do Paulistão 2026

A reformulação foi apresentada como tentativa de equilibrar a disputa e aumentar o atrativo comercial

O jornalista Arnaldo Ribeiro criticou o novo formato do Campeonato Paulista, apresentado pela Federação Paulista de Futebol, durante evento realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu. Para ele, a estrutura da edição de 2026 favorece a entidade impõe dificuldades aos clubes de maior expressão.

Segundo Arnaldo, o modelo inspirado na Champions League aumenta o grau de exigência para os grandes, ao reduzir o número de jogos e concentrar confrontos mais equilibrados. “Esse Paulista é uma arapuca para os maiores. Excelente para a federação, mas péssimo para os clubes gigantes”, afirmou no UOL Esportes.

O novo regulamento prevê quatro potes de times, com os principais clubes paulistas reunidos no mesmo grupo. Na fase inicial, as equipes do mesmo pote se enfrentam, seguidas de três jogos definidos por sorteio contra times dos potes B, C e D.

O jornalista também apontou o risco de que nenhum dos grandes clubes avance às fases decisivas. Para ele, a mudança busca impedir que os principais elencos administrem a competição com menor intensidade, exigindo foco total desde a estreia.

Federação Paulista de Futebol (Foto: Divulgação)
Federação Paulista de Futebol (Foto: Divulgação)

A Federação ainda detalhará a ordem dos jogos e os mandos de campo. A reformulação foi apresentada como tentativa de equilibrar a disputa e aumentar o atrativo comercial do torneio.