Depois de dois dias de folga na data Fifa, o Cruzeiro se reapresentou na Toca da Raposa II, na quarta-feira (12 de novembro). Na atividade, Matheus Henrique iniciou a transição da fisioterapia para a preparação física, após fraturas nas costelas.
Desde a semana passada, o atleta fazia corridas no gramado, ainda entregue ao departamento médico. O clube adota cautela no processo de retorno, e o jogador segue como desfalque para evitar qualquer risco de agravamento da lesão.
O processo de recuperação incluiu repouso absoluto, seguido de atividades leves na academia e evolução para trabalhos no campo sob orientação da preparação física. Em 2025, ele já havia ficado três meses fora por lesão no menisco lateral do joelho direito, sofrida contra o Mushuc Runa-EQU, e voltou na derrota por 2 a 1 para o Ceará, pela 17ª rodada.

O volante se lesionou em 05 de outubro, no empate com o Sport, pela 27ª rodada do Brasileiro. Na ocasião, foi derrubado após uma entrada de carrinho e deixou o campo ainda na primeira etapa.
Em 2024, atuou com a costela fraturada na final da Copa Sul-Americana, diante do Racing, quando o Cruzeiro perdeu por 3 a 1 e ficou com o vice-campeonato.
Além do retorno aos treinos, Matheus Henrique soma 27 jogos na temporada, com 12 vitórias, sete empates e oito derrotas; marcou um gol e foi titular em 15 partidas. No Brasileiro, o Cruzeiro é o terceiro colocado, com 64 pontos, quatro atrás de Palmeiras e Flamengo, e resta disputar cinco jogos. O time enfrenta o Juventude na quinta-feira (20 de novembro) e o Corinthians na quarta-feira (10 de dezembro), pela ida da semifinal da Copa do Brasil.


