O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou, para segunda-feira (24 de novembro), às 11h30 (horário de Brasília), o julgamento do zagueiro Gustavo Gómez, do lateral-esquerdo Piquerez e do auxiliar técnico João Martins, todos do Palmeiras. O trio responderá por críticas e atitudes consideradas desrespeitosas contra a arbitragem após a derrota para o Flamengo por 3 a 2, em duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A atuação do árbitro Wilton Pereira Sampaio gerou grande insatisfação no elenco alviverde. Gustavo Gómez, apesar de não ter sido punido em campo, foi denunciado pelas declarações concedidas após o apito final. O defensor paraguaio foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por “assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”, podendo ser suspenso por até seis partidas.
João Martins, que também foi denunciado com base no mesmo artigo, recebeu cartão vermelho logo após o término do jogo. Segundo a súmula, ele se dirigiu à arbitragem de forma agressiva, com o dedo em riste, afirmando: “Sempre você nos prejudicando, você está de marcação com o Palmeiras”. Ainda inconformado com a expulsão, o auxiliar complementou: “Porque me expulsou? É o meu dever vir aqui reclamar”.

Piquerez, por sua vez, foi denunciado com base no artigo 243-F do CBJD, por “ofensa à honra em contexto desportivo”, cuja pena pode variar de um a seis jogos, além de multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. De acordo com o relato oficial da arbitragem, o lateral foi expulso por dizer: “Você está de sacanagem, veio aqui só para roubar a gente”. O comportamento exaltado exigiu intervenção da polícia para conter o jogador.
Em entrevista, Gustavo Gómez explicou o motivo da sua insatisfação com o árbitro Wilton Pereira Sampaio: “Fico triste porque acho que Sampaio é um bom árbitro, mas é um dos mais soberbos do futebol mundial. Estou há quase oito anos aqui. Ele tem alguma coisa contra o Palmeiras, com o sucesso do Palmeiras. Fico triste com isso. Ele fechou o microfone para falar besteira para mim”.
A sessão da 1ª Comissão Disciplinar ocorrerá quando restarão apenas três rodadas para o fim do campeonato. Portanto, caso as punições sejam aplicadas com o máximo previsto, os envolvidos podem desfalcar a equipe até o fim da competição.
Atualmente, o Palmeiras ocupa a vice-liderança da tabela com 68 pontos e se prepara para enfrentar o Vitória nesta quarta-feira (19 de novembro), às 19h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Em seguida, o time comandado por Abel Ferreira encara o Fluminense no sábado (22 de novembro) e o Grêmio na terça-feira (25 de novembro), ambos também pelo Brasileirão.


