Depois da derrota por 2 a 1 para o Fluminense, pela 34ª rodada, o Flamengo manteve a liderança, mas sob maior pressão, visto que perdeu a oportunidade de abrir cinco pontos de vantagem para o Palmeiras, já que, no mesmo dia, o Palmeiras empatou sem gols com o Vitória, e o Flamengo perdeu o clássico no Maracanã.
A quatro rodadas restantes, o Flamengo soma 71 pontos, com 21 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, saldo de gols +47. O Palmeiras tem 69 pontos, com 21 vitórias, 6 empates e 7 derrotas, saldo de gols +29. Segundo a Opta, as probabilidades de título são 72,6% para o Flamengo e 25,7% para o Palmeiras.
O comentarista Craque Neto responsabilizou Filipe Luís pela oscilação da equipe e o desperdício da chance de conquistas uma boa vantagem no torneio nacional. Ele afirmou nas redes sociais que o treinador tem o melhor elenco, mas não controla os adversários. Neto também citou relatos de bastidores sobre suposta proteção a jogadores.

“O Filipe Luís tem o melhor time do país e é um bom treinador, mas quando precisa ter uma função de saber como o Flamengo joga, ele não consegue fazer. Com o elenco que você tem, não consegue fazer o time do Flamengo ter mais posse de bola, partir para cima, é inacreditável”.
“O que falam para mim nos bastidores é que você protege muito seus “amiguinhos”. E quando você protege muito seus “amiguinhos” sabe o que acontece? O elenco não corre por você, e começam acontecer essa oscilação que o Flamengo está tendo. A culpa é sua, Filipe Luís, e muita”.
Os próximos compromissos também influenciam a disputa pelo título. No Brasileirão, o Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino em 22 de novembro, e o Palmeiras pega o Fluminense, no mesmo dia. Na sequência, o Fla tem: Atlético-MG, em 25 de novembro, Ceará, em 03 de dezembro, e Mirassol, dia 07.
O Alviverde joga contra o Grêmio, em 25 de novembro, Atlético-MG, em 03 de dezembro, e o Ceará, nod ia 7. Adicionalmente, as equipes disputam a final da Libertadores em 29 de novembro, em Lima (Peru).


