Na novela Vale Tudo, o relacionamento entre Maria de Fátima e Afonso passa por uma nova reviravolta, marcada por desconfianças, interesses e decisões estratégicas. A personagem interpretada por Bella Campos toma uma atitude inesperada ao tentar garantir seu futuro financeiro, agindo antes que seu plano de vida corra riscos.
Fátima, interessada em manter o padrão de vida que conquistou após o casamento, decide engravidar do marido Afonso, vivido por Humberto Carrão. A decisão vem logo após um alerta de César, seu amante, interpretado por Cauã Reymond, que insinua uma possível traição por parte de Afonso. Embora não saiba que o marido teve uma recaída com Solange, a protagonista desconfia do comportamento dele, o que a leva a agir por impulso e conveniência.
O diálogo entre os amantes evidencia o tom irônico do alerta de César. “Quem diria… Maria de Fátima Acioli Almeida Roitman corna de marido e corna de amante. É muito galho pra uma cabeça só”, diz. Diante da provocação, Fátima revela a intenção de engravidar, usando como justificativa o desejo antigo de Afonso em formar uma família.
“Ah, o Afonso quer uma família tradicional, vira e mexe ele fala… Eu que estava tentando escapar dessa roubada, mas acho que não vai ter como”, diz Fátima, convicta de sua estratégia.
Assim que confirma estar no período fértil, Fátima não perde tempo. Ela procura o marido na TCA, local de trabalho de Afonso, e finge estar sensibilizada com a ausência dele em casa na noite anterior. Usando palavras carinhosas, tenta reacender a intimidade entre eles.
“Eu não consigo ficar chateada com você, Afonso. Eu te amo tanto”, diz ela, antes de questionar: “Afonso, eu vou me arrepender de acreditar em você?”. “Claro que não”, responde o herdeiro de Odete.
O encontro avança, e Fátima surpreende o marido com a proposta direta de ter filhos e transar na TCA, empresa da família de Afonso. “Aqui e agora. Eu quero engravidar de você, Afonso. A gente vai ter um filho… Um não, três. Você quer?”, deixando clara sua intenção de engravidar naquele exato momento.