A primeira convocação de Luciano Juba para a Seleção Brasileira marca um novo capítulo na trajetória do lateral-esquerdo do Bahia. Revelado pelas categorias de base do Sport, o jogador de 26 anos teve o nome incluído na lista dos 23 atletas chamados por Carlo Ancelotti para os amistosos contra Senegal e Tunísia, marcados para os dias 15 e 18 de novembro, respectivamente, às 13h e 16h30 (horário de Brasília).
Em casa, ao lado de amigos e familiares, Juba recebeu a notícia com emoção. Por meio de suas redes sociais, celebrou o momento com uma mensagem de gratidão: “Hoje posso dizer que realizo meu sonho de criança de ter a honra de vestir a camisa da Seleção Brasileira, e vou dar o meu máximo para representar meu país”.
Em outro momento, ao projetar sua chegada à Seleção, o jogador demonstrou entusiasmo com a oportunidade de trabalhar com Ancelotti: “Escutar as palavras de um treinador supercampeão, a nível mundial, me sinto privilegiado. Espero que os dias passem rápido para que possa chegar lá para trabalhar com Ancelotti. É um dia que vai ficar marcado para o resto da minha vida. É a realização de um sonho”.
Embora convocado, Juba ainda permanecerá à disposição do Bahia nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, diante de Atlético-MG e Internacional, já que o clube não terá compromissos durante a Data Fifa. A apresentação à Seleção está prevista para ocorrer logo após essas partidas.

A convocação do lateral ocorreu após uma sequência de boas atuações, incluindo uma assistência na vitória do Bahia sobre o Bragantino e um gol diante do Santos, ambos pelo Brasileirão. Ancelotti justificou a escolha destacando as qualidades técnicas do jogador: “Um perfil técnico muito importante. Ontem fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar também por dentro. Acredito que pela evolução dele, ele merece que a gente faça uma avaliação dele”.
Natural de Serra Talhada, no sertão pernambucano, Juba iniciou sua carreira profissional no clube de sua cidade, sendo posteriormente emprestado ao Sport em 2017. Inicialmente meia-atacante, ele foi adaptado à lateral em 2019, característica que ainda hoje influencia seu estilo de jogo ofensivo. Em 2020, após se destacar no Campeonato Pernambucano Sub-20, foi promovido ao elenco principal do Sport. Teve passagem rápida pelo Confiança em 2021, antes de retornar ao Recife e cumprir o restante de seu contrato.
Já em 2023, chegou ao Bahia como o 25º reforço da temporada, em meio à reformulação do elenco promovida após a parceria com o Grupo City. Desde então, acumulou 133 partidas, com 10 gols marcados e 15 assistências. Sob o comando de Rogério Ceni, consolidou-se como peça importante nas conquistas do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste em 2025, sendo utilizado de forma versátil, inclusive como meia em algumas ocasiões.


