domingo, novembro 2, 2025
18.8 C
São Paulo

A declaração de Raphinha sobre seu futuro no Barcelona

O atacante Raphinha completou quatro temporadas com a camisa do Barcelona e reafirmou sua identificação com o clube catalão. Mesmo após momentos de instabilidade e uma proposta do futebol saudita, brasileiro renovou seu contrato até 2028 e declarou o desejo de encerrar a carreira no Camp Nou.

Em entrevista à ESPN, o brasileiro destacou o orgulho que sente por defender o clube que sempre admirou desde a infância. O atacante também revelou o envolvimento com outras modalidades do Barcelona e mencionou que renova, por conta própria, sua carteirinha de sócio ano após ano.

“A minha chegada ao Barcelona reforçou todo o sentimento que tinha pelo clube. O carinho sempre foi muito grande. Estar aqui me fez querer entender ainda mais o clube, acompanhar as outras modalidades. Estive no basquete, no futebol feminino, tento acompanhar o máximo possível. Mergulhei de cabeça no clube”, afirmou.

“Hoje, aliás, sou sócio, algo que acontece com todos os jogadores que chegam, mas, no meu caso, renovo a minha carteirinha todos os anos. É mesmo um orgulho imenso vestir a camisa do Barcelona”.

Raphinha (Foto: Victor Salgado/FC Barcelona)
Raphinha (Foto: Victor Salgado/FC Barcelona)

Renovação e permanência

Raphinha esteve próximo de deixar o clube na temporada passada, diante da proposta do mundo árabe. No entanto, optou pela permanência e, posteriormente, estendeu o vínculo até 2028. Ao projetar os próximos passos, o jogador deixou aberta a possibilidade de se aposentar no Barcelona.

“Se tudo estiver favorável, não vejo porque não [encerrar a carreira no Barcelona]. Sonho em fazer a minha história aqui. Pensaria, sim, em aposentar aqui no Barcelona, mas isso vai ser muito baseado nos próximos anos”, declarou.

“Sou um cara que, a partir do momento que não estou mais agregando, passo a ser o primeiro a agradecer por tudo e dizer que não é mais o momento. Mas, como disse antes, não sabemos o que vai acontecer nos próximos anos. Agora, se tudo estiver favorável, também vou ser o primeiro a dizer que sim para encerrar a carreira aqui”.

Liderança e referência no elenco

O brasileiro também falou sobre o papel de liderança que exerce no vestiário, mesmo com pouco tempo de casa. Para ele, o comportamento diário influencia mais do que o tempo de clube.

“Sempre tento ajudar todos ao máximo, independentemente de tempo de clube. Ajudo sempre com a experiência que adquiri no futebol. Vivi muita coisa, vi muita coisa, sobretudo as formas como fui recebido nos outros clubes. Tento dar o meu melhor para que todos se sintam à vontade”.

Lesão e próximos compromissos

Fora de combate desde o fim de setembro, Raphinha segue em recuperação de uma lesão na coxa direita. O departamento médico do clube descartou sua presença no clássico contra o Real Madrid, neste domingo (26), às 12h15 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela 10ª rodada de LaLiga.

O camisa 11 tem sido um dos destaques do time nos confrontos contra os merengues. Na última temporada, marcou cinco gols em cinco partidas contra o maior rival. A ausência será sentida em um jogo que pode definir a liderança do campeonato.

Agenda do Barcelona

  • Real Madrid (fora) – domingo (26), às 12h15 (de Brasília), pela 10ª rodada de LaLiga

  • Elche (casa) – domingo (02 de novembro), às 14h30 (de Brasília), por LaLiga

  • Club Brugge (fora) – quarta-feira (05), às 17h (de Brasília), pela Champions League