domingo, novembro 2, 2025
18.8 C
São Paulo

Barcelona deixa de faturar caminhão de dinheiro após decisão da LaLiga

O Barcelona deixará de arrecadar ao menos R$ 37 milhões após o cancelamento do jogo da La Liga contra o Villarreal nos Estados Unidos. O clube acatou a decisão da liga espanhola depois de críticas de rivais, jogadores e torcedores. O duelo aconteceria em Miami, na Flórida, em dezembro.

De acordo com a imprensa espanhola, o Barcelona receberia até 6 milhões de euros (R$ 37,5 milhões) pela partida no Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins e do GP de Miami da Fórmula 1. Esses valores eram estimativas iniciais sujeitas a alterações. Até esta semana, mais de 70 mil ingressos haviam sido reservados. Com o cancelamento, o confronto volta ao Estádio de La Cerámica, em Vila-real, pela 17ª rodada.

Em nota, o clube afirmou que respeita e acata a decisão da liga. “O FC Barcelona respeita e acata a decisão de cancelar a partida contra o Villarreal em Miami”. Na mesma comunicação, o Barcelona lamentou a perda de uma vitrine considerada estratégica para expansão comercial.

“O Barcelona lamenta a oportunidade perdida de expandir a imagem da competição em um mercado estratégico com grande capacidade de crescimento e geração de recursos para todos”.

LaLiga (Foto: Reprodução)

A estimativa não incluía ações publicitárias e patrocínios planejados para a viagem. De acordo com o ‘Marca’, a equipe de marketing já alinhava ativações. O Spotify, patrocinador máster, preparava eventos conjuntos com o elenco. Segundo o mesmo veículo, o Goldman Sachs também demonstrou interesse em organizar encontros com clientes em Miami, Los Angeles, Nova York e São Francisco.

Apesar do apoio das diretorias de Barcelona e Villarreal, jogadores, técnicos e dirigentes de outros clubes criticaram a realização em Miami. De Jong manifestou publicamente discordância, e Carvajal discutiu o tema nas redes sociais com Javier Tebas. A partida tinha aval da Federação Espanhola e da Uefa.

Segundo La Liga, o projeto cumpriu o regimento e não afetou a integridade da concorrência. Em 2018/2019, Barcelona e Girona estiveram perto de jogar em Miami, mas o plano não avançou.