Luiz Henrique, atacante do Zenit e ex-Botafogo, entrou na lista dos melhores dribladores do mundo, segundo o CIES Football Observatory. O anúncio ocorreu após a vitória por 3 a 0 sobre o Sochi, no domingo (19 de outubro). Ele foi eleito o melhor em campo.
O brasileiro aparece em 22º no ranking global e é o quinto do país. À frente dele estão Vini Jr. (2º, Real Madrid), Estêvão (6º, Chelsea), Antony (14º, Betis) e Samuel Lino (15º, Flamengo). O líder é Michael Olise, do Bayern de Munique, com 100 pontos.
No futebol russo, Luiz Henrique lidera a métrica de dribles do CIES, com 87.8 pontos. O companheiro Pedrinho, também do Zenit, surge em seguida. Ele vive a primeira temporada na Rússia e tem 24 anos. O contrato com o Zenit vai até dezembro de 2028. A transferência, em janeiro, saiu por 35 milhões de euros.
Após o jogo, o atacante celebrou o reconhecimento em entrevista na zona mista.
“Foi uma partida difícil contra um time forte, mas controlamos o jogo desde o início, então a vitória foi merecida. Sou grato pelo prêmio, mas não é só para mim, é para toda a equipe. Vamos continuar trabalhando forte para chegar ao topo da tabela”.

Ele esteve em campo na vitória por 3 a 0 contra o Sochi e recebeu a notícia após o fim da partida.
No Botafogo, Luiz Henrique foi peça-chave nos títulos da Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro no ano passado. Na temporada pelo Zenit, soma um gol e uma assistência e participou das duas últimas convocações de Carlo Ancelotti para o Brasil. Ele também deu um passe para gol contra o Chile, nas Eliminatórias da Copa.


