domingo, novembro 2, 2025
17.8 C
São Paulo

Newton, do Botafogo, faz desabafo sobre carreira: “estava quase desistindo…”

Newton ganha espaço no Botafogo em 2025 e relembra a fase em que trabalhou na construção civil durante a pandemia. O volante carregou contêineres para receber R$ 1.200 por mês e ajudar a mãe em casa. Em 2020, enquanto defendia a Jacuipense, ele viu o clube interromper pagamentos em meio ao caos da Covid-19. Sem renda, buscou um emprego formal e dividiu a rotina entre o trabalho e o futebol.

“Foi complicado. Eu ainda estava atuando pela Jacuípense e morava com a minha mãe. E chegou um momento que pararam de pagar e começou a faltar as coisas em casa. Chamei a minha mãe para conversar e falei: ‘Mãe, acho que vou começar a trabalhar’. E eu tinha um amigo que o pai dele era encarregado de uma empresa que fazia obras, e ele me ofereceu um trabalho lá. Eu aceitei, comecei a trabalhar lá, mas todo dia que eu acordava, eu pensava: ‘Pô, meu sonho é outro’. Eu estava quase desistindo”.

O retorno aos treinos ocorreu após uma ligação da diretoria baiana, que o recolocou no elenco principal. O episódio reavivou a confiança do jogador. “Um dia o diretor da Jacuípense me liga e diz que os treinos voltariam: “Pode se apresentar que você vai estar no profissional de novo”. Naquela hora, percebi que meu sonho não estava morto”.

Ele recorda o instante em que deixou a peça do contêiner e foi se apresentar, emocionado com a chance de retomar a trajetória.

“Larguei a peça (do container), fui na sala da coordenação e falei que teria que sair para me apresentar no clube. Ali, eu me vi totalmente feliz. Ainda tinha esperança dentro de mim, mas era difícil – eu estava vivendo outra realidade -“.

Newton pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Nascido em Salvador, Newton cresceu em São Tomé de Paripe. Danilo, seu conterrâneo, é de Fazenda Coutos, a cinco minutos de distância. Inspirado desde as categorias de base, ele viu o colega chegar ao Botafogo em julho e valoriza a convivência.

“Estamos sempre conversando e, infelizmente, ele sentiu, mas acho que já está para voltar. É um cara que vai ajudar muito a gente, foi contratado para ajudar. Queremos que ele volte logo para nos ajudar em campo”.

Em campo, Newton voltou ao time titular e foi importante na vitória por 2 a 0 sobre o Ceará, fora de casa, pela 29ª rodada do Brasileiro. Ele somou três desarmes, duas interceptações, cinco recuperações e cinco duelos ganhos, segundo o Sofascore Brasil. Em um ano com muitas trocas no elenco, ganhou espaço principalmente com a lesão de Danilo. A dupla funcionou contra o Bragantino no Brasileirão e na Copa do Brasil. Danilo está em fase final de recuperação.